Primeiro Ceale Debate do ano aborda literatura infantil pelo olhar da criança

Evento ocorre no dia 25 de mar√ßo. Inscri√ß√Ķes est√£o abertas

Acontece ‚ÄĘ Segunda-feira, 11 de Mar√ßo de 2019, 14:22:00

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para o Ceale Debate de mar√ßo, que abordar√° o tema "A literatura infantil pelo olhar da crian√ßa". A convidada √© a professora alfabetizadora do Centro Pedag√≥gico (CP) da UFMG Maria Elisa de Ara√ļjo Grossi. O evento ocorre no dia 25 de mar√ßo (segunda-feira), das 19h30 √†s 21h30, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG, no campus Pampulha (Avenida Ant√īnio Carlos, 6.627).

O tema

A palestra do Ceale Debate de mar√ßo apresentar√° dados de uma pesquisa de Doutorado que revelam a singularidade da recep√ß√£o de livros liter√°rios¬† por crian√ßas do 1¬ļ Ciclo de Forma√ß√£o Humana.¬† Os livros que comp√Ķem o corpus da pesquisa foram publicados no ano de 2015, tendo sido considerados "Altamente Recomend√°veis" para crian√ßas pela Funda√ß√£o Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Pretende-se mostrar alguns crit√©rios utilizados pelos leitores no momento em que escolhem um livro para ler, refletindo sobre elementos que atraem ou n√£o a aten√ß√£o das crian√ßas em livros que foram avaliados com distin√ß√£o pelos adultos. No processo de leitura compartilhada dos livros escolhidos pelas crian√ßas, elas apontam caracter√≠sticas do texto verbal e visual que influenciam suas escolhas e constroem sentidos a partir de sua experi√™ncia de leitura e de vida, manifestando modos singulares de ler. A palestra ir√° destacar ainda a import√Ęncia da conversa√ß√£o liter√°ria, a partir de pressupostos de din√Ęmicas conhecidas como "C√≠rculos de Leitura", em sintonia com o enfoque ‚ÄúDime (Diga-me)‚ÄĚ, metodologias que oferecem uma dupla perspectiva: a individual, que estimula o di√°logo da crian√ßa com os livros, e a coletiva, que incentiva a troca de ideias e de impress√Ķes sobre os textos lidos pelo grupo de leitores.

A palestrante

Maria Elisa de Ara√ļjo Grossi √© professora alfabetizadora do Centro Pedag√≥gico (CP) da UFMG, doutora em Educa√ß√£o pela UFMG, membro do Grupo de Pesquisa do Letramento Liter√°rio (GPELL/Ceale/FaE/UFMG) e coordenadora do Projeto de Ensino e Extens√£o Mala de Leitura do CP/UFMG. Possui experi√™ncia em Gest√£o Escolar (Dire√ß√£o e Vice-dire√ß√£o) e Coordena√ß√£o Pedag√≥gica.

Inscri√ß√Ķes

As inscri√ß√Ķes pr√©vias s√£o gratuitas e podem ser feitas pelo formul√°rio dispon√≠vel em:
http://bit.ly/cealedebate25-03-19. O n√ļmero de vagas √© limitado.¬†

Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório.

O evento também será transmitido ao vivo no canal da FaE.

Mais informa√ß√Ķes: cealedebate@gmail.com