Turmas de 1º ano da Rede Municipal visitam espaços da Faculdade de Educação da UFMG

Alunos participaram de diversas atividades ofertadas pelo Laboratório de Alfabetização e Letramento e pela Bebeteca

Geral • Sexta-feira, 30 de Junho de 2023, 17:49:00

O Laboratório de Alfabetização e Letramento (LAL/CEALE/UFMG) e a Bebeteca receberam na última quinta-feira, 29, alunos das turmas do 1º ano da Escola Municipal Luigi Toniolo para a realização de diversas atividades lúdicas que auxiliam no processo de alfabetização e fomentam hábitos de leitura. A iniciativa do LAL também contou com a colaboração de professoras de outras escolas da Rede Municipal e de estudantes da Faculdade de Educação da UFMG.

Ao longo do dia, os alunos participaram de sessões de contação de histórias, na Bebeteca/FaE, e de jogos de alfabetização, no Laboratório. Daiane Marques, uma das professoras que acompanharam as crianças e ex-aluna da FaE, revela que foi dela a iniciativa de trazer a turma para a universidade: “É uma chance deles conhecerem os espaços públicos da cidade, e participar de práticas de leitura e escrita em outro espaço, conhecendo novas bibliotecas”.

As turmas, divididas em grupos, passaram a tarde engajadas em tarefas que, além de divertidas, também estimulavam sua capacidade de leitura e escrita. A experiência só pôde ser colocada em prática por meio do LAL, que sempre busca novos recursos didáticos para incentivar a  alfabetização e letramento de estudantes de forma lúdica, com uma “equipe qualificada e materiais de qualidade”, como afirma Daiane.

O Laboratório começou suas atividades em 2017 com a proposta de auxiliar e ofertar disciplinas para os estudantes de graduação da UFMG na área da alfabetização. Já em 2021, o LAL foi oficializado como projeto de extensão e hoje atua também mais diretamente com o público externo, em especial com professores e estudantes da educação básica.