Abec

Abec


     

Alfabetização e letramento: leitura do mundo - leitura da palavra - re-leitura do mundo

A pesquisa, de natureza qualitativa, sobre a relação entre a leitura do mundo dos educandos e al eitura da palavra teve como objetivo geral verificar como a alfabetização pode sofrer influências da vida fora da escola, na qual estão inseridos os educandos, e quais as influências exercidas pelo processo de alfabetização no cotidiano dos mesmos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram observações, entrevistas e dinâmicas com os responsáveis, os professores e as crianças envolvidas na pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram quatro alunos de uma escola de rede municipal do Rio de Janeiro, do primeiro segmento do ensino Fundamental. Os resultados obtidos indicaram que ainda é necessário que as práticas pedagógicas se abram aos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos ao espaço escolar, reconhecendo sua experiência existencial anterior e concomitante ao processo de escolarização e relacionando tais saberes aos conteúdos curriculares considerados fundamentais. Os mesmos resultados identificaram o quanto a alfabetização interfere nas relações e no ambiente fora da escola, garantindo uma nova postura dos alunos diante de seu meio social, concretizando uma re-leitura do mundo.

Nome do Autor: Jaqueline Luzia da Silva
Nome do Orientador: Reuber Gerbassi Scofano
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2005
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Jaqueline Luzia da. Alfabetização e letramento: leitura do mundo - leitura da palavra - re-leitura do mundo. 2005. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.