Abec

Abec


     

Alfabetização e letramento: Leitura do mundo- leitura da palavra- re-leitura do mundo

Pesquisa de natureza qualitativa, sobre a relação entre a leitura do mundo dos educandos e a leitura da palavra teve como objetivo geral verificar como a alfabetização pode sofre influências da vida fora da escola, na qual estão inseridos os educandos, e quais as influências exercidas pelo processo de alfabetização no cotidiano dos mesmos...
Os resultados obtidos indicaram que ainda é necessário que as práticas pedagógicas se abram aos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos ao espaço escolar, reconhecendo sua experiência existencial anterior e concomitante ao processo de escolarização e relacionando tais saberes ao conteúdos curriculares considerados fundamentais...

Nome do Autor: Jaqueline Luzia da Silva
Nome do Orientador: Reuber Gerbassi Scofano
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2005
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Jaqueline Luzia da. Alfabetização e letramento: Leitura do mundo- leitura da palavra- re-leitura do mundo. 2005. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.