Abec

Abec


     

A Formação continuada de professores alfabetizadores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul

A presente pesquisa tem como tema as formações continuadas propostas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – implantado no ano de 2012 pelo Ministério da Educação (MEC) – e visa qualificar as concepções dos professores alfabetizadores da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. O estudo parte da compreensão de que tanto a formação inicial como a continuada, bem como as competências do profissional no exercício de sua atuação, estão, intrinsecamente, ligadas ao sucesso dos processos de ensino e de aprendizagem, assim, objetiva-se investigar a formação continuada ofertada, por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, aos professores dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, com o intuito de analisar a formação e interpretar de que forma os conteúdos trabalhados foram incorporados às concepções dos docentes. Para esse fim, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com utilização de entrevista semiestruturada para a coleta dos dados. A pesquisa possibilitou uma discussão quanto às concepções de Estado e de políticas públicas, além de um resgate reflexivo de outros programas de formação continuada, implantados pelo governo federal nas últimas duas décadas. Ainda, a pesquisa detalha a organização do PNAIC, dos cadernos de formação e as temáticas neles contempladas. Mediante aos dados coletados, apresenta-se uma análise dos aspectos relevantes das formações, bem como dos aspectos destacados pelos professores alfabetizadores durante as entrevistas. Constatou-se que a formação promovida pelo PNAIC, embora esteja organizada de maneira a oferecer subsídios à prática docente, para garantir os direitos de aprendizagem das crianças, ainda, apresenta resultados insuficientes, pois o professor alfabetizador não dispõe de condições necessárias para realizar muitas das possíveis atividades que propiciam a aprendizagem. Isso demonstra que o aprofundamento teórico e a reflexão da prática do professor alfabetizador não surtiram efeito no trabalho cotidiano dos alfabetizadores. Portanto, com o intuito de contribuir para o aprofundamento teórico e a melhoria da atuação do professor alfabetizador em sua prática pedagógica, os resultados desta pesquisa direcionaram para uma proposta de intervenção, a qual possibilite a continuidade da formação continuada do PNAIC, a ser ministrada pela equipe da Secretaria de Estado de Educação, com novas temáticas e, até mesmo, a retomada de temáticas já estudadas e não, plenamente, consolidadas.

Nome do Autor: Fabiano Francisco Soares
Nome do Orientador: Vilma Miranda de Brito
Instituição: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Estado:Mato Grosso do Sul
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOARES, Fabiano Francisco. A Formação continuada de professores alfabetizadores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, 2016.