Abec

Abec


     

A avaliação nacional da alfabetização e a prática docente no bloco inicial de alfabetização: estudo de caso na rede pública do Distrito Federal

O objeto desta pesquisa é a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). A ANA foi criada e instituída pelo Ministério da Educação (MEC) para acompanhar a eficácia do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) . Ela tem por objetivo aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes matriculados no 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) da rede pública de ensino do país. Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Política, Gestão e Avaliação da Educação do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB). O objetivo geral desta pesquisa é analisar como a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é percebida pelos professores do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF). Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) caracterizar a trajetória histórica da Alfabetização no Brasil e a implantação da organização escolar em ciclos no DF; 2) descrever o contexto de produção da ANA e o alinhamento do BIA a esta política; 3) examinar convergências e divergências entre a prática da amostra (estudo de caso) e àquilo que é preconizado nas diretrizes da ANA. Para esta pesquisa empírica, foi realizado estudo de caso de uma escola classe do Núcleo Bandeirante, da rede pública de ensino, que obteve o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dentre as escolas classes pertencentes à Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante (CRENB). Com a atual situação, revelada pelo Censo Demográfico de 2016, da elevada taxa de não aprovação, dos estudantes dos 3º anos do ensino fundamental, da rede pública de ensino do país, mostrase de grande relevância discutir, juntamente, com os professores a política que avalia as condições de oferta do ensino das crianças com idade até oito anos. Essa pesquisa tornase relevante porque oferece informações para entender a ANA como uma política pública de indução à melhoria da qualidade da alfabetização. Para o estudo foi realizada uma pesquisa básica, exploratória com abordagem qualitativa. Para compor a pesquisa foram coletados dados por meio de questionário com os professores do BIA e entrevista com um membro da equipe diretiva. Considerando o objetivo da ANA de inserir-se no BIA numa perspectiva de avaliar para redirecionar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula e, também de induzir a produção de políticas educacionais voltadas à melhoria da qualidade da alfabetização no país, os resultados da pesquisa indicam, na percepção dos professores que atuam nas classes de alfabetização, a existência de um distanciamento entre o objetivo a que se propõe a ANA e a sua prática real.

Nome do Autor: Thamara Maria de Souza
Nome do Orientador: Rita de Cassia Prazeres Frangella
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazo
Estado:Distrito Federal
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Thamara Maria de. A avaliação nacional da alfabetização e a prática docente no bloco inicial de alfabetização: estudo de caso na rede pública do Distrito Federal. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazo, Distrito Federal, 2019.