Abec

Abec


     

Alfabetização em território vulnerável: o caso de sucesso da Escola Municipal Professora Laura Fabri, em Governador Valadares-MG

alfabetização das crianças brasileiras, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, tem se constituído um dos principais desafios do país, sobretudo das escolas situadas em territórios vulneráveis, onde há maior escassez de serviços públicos e privados, e grande concentração de famílias com menores recursos econômicos e culturais. No entanto, apesar das dificuldades enfrentadas, algumas escolas situadas em regiões mais pobres alcançam bons resultados em alfabetização, o que pode se refletir nos resultados das avaliações externas. Em uma análise comparativa entre as escolas públicas situadas no perímetro urbano da cidade de Governador Valadares-MG, no período de 2014 a 2016, a Escola Municipal Professora Laura Fabri apresentou maior percentual de alunos com sucesso escolar em alfabetização no Programa de Avaliação de Alfabetização (PROALFA). Diante dessa evidência, propus, como objetivo principal desta pesquisa, investigar que fatores levam uma escola situada em território vulnerável a apresentar maior percentual de alunos no nível avançado em alfabetização nas provas do PROALFA. Para isso, realizei um estudo de caso por meio de análise documental, de observação e de entrevistas semiestruturadas. Sob uma análise apoiada no campo da Sociologia da Educação, os resultados da pesquisa apontam para cinco mecanismos que ajudam a explicar as razões do sucesso da Escola Municipal Professora Laura Fabri em alfabetização: a atuação dos profissionais na escola, sob a coordenação da pedagoga, que amenizam o impacto da vulnerabilidade do território e da infraestrutura precária; a formação continuada desenvolvida pela pedagoga na escola, que atua como uma forte estratégia em relação à rotatividade de professores; a experiência de algumas professoras nas classes de alfabetização e sua atuação no último ano do ciclo de alfabetização; a alfabetização por meio de distintos métodos e sua adequação aos diferentes estilos de professores e aprendizagens dos alunos; e as estratégias de intervenção pedagógica que envolvem o trabalho com as crianças e as famílias.

Nome do Autor: Sandra Maria Perpétuo
Nome do Orientador: Vera Pedreira dos Santos Pepe
Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PERPÉTUO, Sandra Maria. Alfabetização em território vulnerável: o caso de sucesso da Escola Municipal Professora Laura Fabri, em Governador Valadares-MG. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, 2019.