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Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que propõem as publicações da Plataforma SciELO (2010-2017) para a superação do fracasso escolar

A presente pesquisa, teve como objeto de estudo os artigos sobre alfabetização e o que propõem para a superação do fracasso escolar, publicados na base SciELO, entre 2010 a 2017. A partir da preocupação com o fracasso e dos desafios colocados para a escola quanto às práticas alfabetizadoras que superem este problema, originou-se a questão: o que os artigos publicados na plataforma SciELO apontam para superar o fracasso na alfabetização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental? Relacionados a ela, delineou-se o objetivo geral: analisar os artigos que tratam sobre a alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, entre os anos 2010 e 2017, na plataforma SciELO, verificando se apontam intervenções voltadas à superação do problema do fracasso escolar e quais são essas intervenções. Os objetivos específicos são: realizar um levantamento dos artigos sobre a alfabetização nas escolas que atuam com os anos iniciais do ensino fundamental, durante o período de 2010 a 2017, na plataforma SciELO, e verificar se esses artigos apontam intervenções voltadas à superação do problema do fracasso escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e quais são essas intervenções, bem como seus resultados efetivos, utilizando as construções teóricas de denúncia e anúncio em Paulo Freire. Quanto ao contexto do fracasso escolar e suas implicações na educação, esta pesquisa reportou-se aos estudos de Delors (1998), Patto (1999), Boruchovitch (1999), Charlot (2005), Zago (20121), Silva, Mascarenhas e Silva (2011), Damasceno, Costa e Negreiros (2016), Navarro et. al (2016) dentre outros. Em relação ao processo de alfabetização, considerou-se Soares (1985, 2017a, 2017b, 2018), Mortatti (2000), Freire (2011), Freire e Macedo (2011) que auxiliaram na compreensão da multiplicidade de facetas que envolvem o processo de aprendizagem inicial da língua escrita, das diferentes perspectivas sob as quais esse fenômeno pode ser estudado e dos sentidos que foram sendo atribuídos a esse campo do conhecimento, decorrentes de sua trajetória histórica, além de subsidiar compreensões a respeito da alfabetização como ato político e de conscientização. Destaca-se o referencial teórico de Paulo Freire (1967, 1979, 1981, 1995, 2000, 2011, 2011, 2015, 2016a, 2016b) e Freire e Macedo (2011) na análise dos artigos, numa perspectiva problematizadora, que busca identificar as denúncias e anúncios levantados. Esta dissertação é de natureza qualitativa e bibliográfica, cujo levantamento de dados foi realizado por meio de artigos científicos veiculados na base de dados SciELO, entre 2010 e 2017. Para a análise dos dados utilizou-se os procedimentos da pesquisa bibliográfica, a partir dos passos de Salvador (1978), Lima e Miotto (2007), Minayo (2018), Gil (2008), Creswell (2010), Lüdke e André (1986) que contribuíram para a seleção e leitura dos dados coletados, bem como a análise de conteúdo de Bardin (2016) para o delineamento de categorias de análise dos artigos. Os resultados obtidos identificaram que há uma lacuna nas publicações sobre alfabetização, as quais fazem muitas denúncias em relação às práticas de ensino e de aprendizagem inicial da língua escrita, mas com pouca ênfase em propor intervenções que buscam superar o problema de crianças com defasagem no processo de alfabetização.

Nome do Autor: Layze Cristinne Cordeiro
Nome do Orientador: Lucinalva Andrade Ataide de Almeida
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CORDEIRO, Layze Cristinne. Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que propõem as publicações da Plataforma SciELO (2010-2017) para a superação do fracasso escolar. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, 2019.