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Alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social: orientações para o trabalho pedagógico com o 2º ano do Ensino Fundamental por meio de sequências didáticas

A dissertação intitulada “ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: orientações para o trabalho pedagógico com o 2º ano do Ensino Fundamental por meio de sequências didáticas” teve por objetivo desenvolver em bases colaborativas o processo de alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social, tendo em vista a construção de orientações para o trabalho pedagógico com o 2º ano, por meio de sequência didáticas em uma escola da rede municipal de São Luís – MA. Os objetivos específicos permitiram-nos: sistematizar as contribuições teóricas sobre a vulnerabilidade social, tendo em vista seus impactos no processo de alfabetização; identificar as crianças em situação de vulnerabilidade social e as condições objetivas em que o processo de alfabetização é desenvolvido no 2º ano da escola pesquisada; organizar colaborativamente um conjunto de atividades orientadoras de ensino para os educandos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio da elaboração/utilização de sequências didáticas que tivessem o texto como unidade básica para a alfabetização das crianças em situação de vulnerabilidade social; por fim, produzir um livreto contendo orientações de ensino destinadas ao atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social. Os objetivos propostos na pesquisa nos orientaram para as trilhas da pesquisa; desse modo, utilizamos a pesquisa do tipo intervenção pedagógica, com abordagem qualitativa, por considerar que o universo dos sujeitos não pode ser mensurado, e tendo como base, a especificidade do mestrado profissional, a opção metodológica foi a pesquisa colaborativa, por abordar dois aspectos importantes: pesquisa e formação. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de São Luís – MA, no eixo Itaqui-Bacanga, escolhida pelas condicionalidades econômicas e sociais. A colaboradora da pesquisa foi a professora do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Para compreender o lócus e as suas problemáticas, a pesquisa seguiu os seguintes passos: a fase exploratória e diagnóstica, o planejamento, a aplicação da aula e sessão reflexiva. Para gerar os dados que auxiliaram na compreensão do lócus e avaliação da intervenção da pesquisa, utilizamos os seguintes instrumentos: análise documental, observação colaborativa e entrevista episódica. Dessa forma, levando em consideração o problema da pesquisa sobre a alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental em situação de vulnerabilidade social na escola campo de pesquisa, e , até em que ponto uma intervenção pedagógica colaborativa transformaria as ações docentes e as aprendizagens dos alunos em situação de vulnerabilidade social no que diz respeito ao trabalho com os gêneros do discurso no ensino da linguagem escrita, utilizamos como referência alguns autores. Para o campo social, condicionalidade do processo de alfabetização e letramento de crianças vulneráveis, temos como referência Castro (2010), Dubet (2003), Carvalho e Lacerda (2010), Silva (2007), Bourdieu (2015), Nogueira e Nogueira (2017), entre outras referências. Para analisar o campo da alfabetização, letramento, língua materna, leitura e escrita, as referências são: Bajard (2012), Ferreiro (2013), Bagno, Stubbs, Gagné (2002), Guy, Zille (2006), Luria (2012), Leontiev (2012), Maués (2014), Rojo (2009); Soares (2017), Souza (2011), Street (2014) e Vigotsky (2007). A partir da pesquisa colaborativa e das análises teóricas, o produto será um livreto, contendo informações importantes para alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social e o planejamento por meio de sequencias didáticas. Os resultados apontaram que o planejamento com sequencias didáticas, tendo o gênero textual como base, mobilizou saberes da professora-colaboradora, das crianças e da pesquisadora, o que permitiu pensar em outras atividades para além das desenvolvidas em sala de aula.

Nome do Autor: Natalia Ribeiro Ferreira
Nome do Orientador: Arleide Rosa da Silva
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Estado:Maranhão
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FERREIRA, Natalia Ribeiro. Alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social: orientações para o trabalho pedagógico com o 2º ano do Ensino Fundamental por meio de sequências didáticas. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, Maranhão, 2019.