Abec

Abec


     

A iconografia e a iconologia nos livros didáticos das Edições Tabajara: um estudo das imagens na Coleção Guri (Rio Grande do Sul, década de 1960)

Esta tese de Doutorado em Educação tem como objetivo principal analisar as imagens dos livros didáticos da Coleção Guri, de autoria dos professores Elbio N. Gonzales, Flávia E. Braun, Rosa M. Ruschel e Zenna T. Braun e publicada pelas Edições Tabajara na década de 1960, no Rio Grande do Sul. Entre os 26 exemplares da coleção guardados no acervo do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – Hisales (Faculdade de Educação – FaE / Universidade Federal de Pelotas - UFPel), integram a pesquisa a Cartilha do Guri, o Primeiro Livro do Guri, o Segundo Livro do Guri, o Terceiro Livro do Guri, o Terceiro Livro do Guri – Edição especial para o Rio Grande do Sul, o Terceiro Livro do Guri - Leitura e o Quarto Livro do Guri. A partir dos estudos de iconografia e iconologia nos referidos livros didáticos, são identificados os tipos de imagens utilizadas; especificados os elementos, as características e as técnicas gráficas adotadas na criação das imagens; compreendidas as funções, os significados, os sentidos, as representações e as identidades das imagens; verificadas as relações entre as imagens e o conteúdo textual das páginas; averiguadas as recorrências e as adaptações de imagens; identificado o contexto e os aspectos histórico-educativos; apresentada a editora e os profissionais envolvidos na produção dos livros e no processo de criação das imagens. Os resultados da investigação pretendem demonstrar que as imagens dos livros didáticos da Coleção Guri contribuem na configuração de uma memória histórica escolar, através de sua estética, dos estilos e das técnicas gráficas de ilustração; pela sua associação à uma identidade cultural; pela representação de determinadas características que definem um modelo editorial e evidenciam estruturas de produção e de tecnologias de impressão; pela identificação de preceitos de métodos didático-pedagógicos de determinada época; pela revelação de um contexto histórico, político, econômico, educativo, social e cultural. Além disso, todos esses fatores reunidos contribuem para a constituição da história editorial e gráfica das Edições Tabajara, cujos livros foram publicados entre as décadas de 1940 e 1980.

Nome do Autor: Chris de Azevedo Ramil
Nome do Orientador: Eliane Teresinha Peres
Instituição: Universidade Federal de Pelotas
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: RAMIL, Chris de Azevedo. A iconografia e a iconologia nos livros didáticos das Edições Tabajara: um estudo das imagens na Coleção Guri (Rio Grande do Sul, década de 1960). 2018. Tese de Doutorado (Doutorado) - Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2018.