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Alfabetização e Produção Textual: implicações da consciência fonológica

A apropriação do código linguístico, em suas diferentes formas e usos, possibilita aos cidadãos o acesso aos conhecimentos nas ações de falar, ouvir, escrever e ler, de forma competente. Nesse contexto é que se torna
m significativos os processos do ensino e da aprendizagem da escrita e da leitura efetivados na escola formal, especialmente na etapa destinada à alfabetização. Nessa etapa, os processos de ensino priorizam a aprendizagem da escrita e da leitura, centrados nos conhecimentos iniciais do código escrito, nas relações sons (fonemas) e letras (grafemas). A compreensão e domínio destas relações e especificidades constituem os processos de formação da consciência fonológica, princípio fundamental na
apropriação da escrita e da leitura, em línguas alfabéticas, como a Língua Portuguesa. O objetivo deste estudo foi compreender como a consciência fonológica se relaciona à produção de textos espontâneos, na formação de alunos competência autora e autônoma. A pesquisa qualitativa, de caráter participativa, foi realizada em uma escola da rede municipal de Joaçaba, envolvendo duas
professoras e alunos do primeiro e segundo anos do ciclo de alfabetização. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com as professores e alunos, grupos de estudo, intervenção participante e análise de textos produzidos pelos alunos. Os principais referenciais que fundamentaram esta pesquisa foram Freire (1986),
Vygotsky (1993), Byrne (1995), Bryant e Bradley (1987), Cardoso-Martins (1995), Soares (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Bagno (2002, 2009), Lemle (1999) e Cagliari (2008a/b). Os resultados apontam que os conhecimentos desenvolvidos nos processos de formação da consciência fonológica contribuem significativamente para a formação de alunos autores e autônomos de suas escritas e leituras. 

 

Nome do Autor: Regina Oneda Mello
Nome do Orientador: Ortenila Sopelsa
Instituição: Universidade do Oeste de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2013
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MELLO, Regina Oneda. Alfabetização e Produção Textual: implicações da consciência fonológica. 2013. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Santa Catarina, 2013.