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Acordando leitores adormecidos: uma experiência no fundamental I

A presente pesquisa procurou investigar como se daria a recepção de textos literários por alunos em uma turma do 3º ano do ensino fundamental I de uma escola da rede pública do município de Massaranduba – PB. Como a turma era composta por leitores em processo de alfabetização, objetivamos analisar se os alunos, em especial os com distorção idade/série, participariam das atividades propostas; assim como identificar se veriam como significativas as atividades que lhes seriam apresentadas, além compreender como os textos literários seriam capazes de tocálos como leitores, mas, sobretudo, de fazer com que eles desenvolvessem as competências de leitura e de escrita para que, em parte, pudessem atender ao que a escola espera que eles cumpram. Partindo da hipótese defendida por Barthes (2007) de que é possível, a partir do texto literário, promover a conjunção entres saberes das mais diferentes disciplinas escolares, visto que na e pela literatura é possível mobilizar saberes diversos, ensejamos mostrar como um trabalho sistemático a partir de textos literários pode ser uma alternativa possível para docentes que lecionam em turmas cujos alunos apresentam distorção entre idade e série e para os quais a escola parece estar destituída de sentido positivo. De natureza qualitativa, nossa pesquisa está ancorada nos estudos sobre letramento, em especial letramento literário, e centrou-se na descrição e reflexão de um conjunto de atividades que foram desenvolvidas por nós durante a intervenção que realizamos na referida turma a partir de uma sequência didática sobre a obra “Amanhecer Esmeralda”, de Ferréz. Essa sequência didática, sobre cuja viabilidade de aplicação refletimos em capítulo específico, constituiu-se como produto final de nossa pesquisa. Tomamos como baliza para o nosso trabalho as orientações teóricometodológicas de Cândido (2002, 2011), Eco (2011), Cosson (2012), Soares (1998) Paulino (2009), Evangelista (1999), Souza (2004), Zilberman (2009). A presente pesquisa insere-se, pois, no rol das pesquisas etnográficas, visto que procura descrever e analisar o vivido e experienciado no campo de investigação a fim de promover alterações na realidade investigada. Para tanto, como instrumento de coleta de dados, valemo-nos de entrevista semiestruturada, gravações, registro de campo, observação participante e aplicação de questionário. Reiteramos a relevância da pesquisa realizada, pontuando a escassez de trabalhos que se voltam para o estudo da realidade descrita inicialmente, isto é, salas de aula nas quais os alunos não estão alfabetizados e consequentemente apresentam distorção idade/série bem como consideráveis índices de retenção em uma mesma série e baixo nível de letramento. Em decorrência disso, o nosso estudo mostra-se relevante não porque identificou percalços na formação de leitores no primeiro ciclo do ensino fundamental, mas, porque apresenta uma metodologia que, nascida e testada em sala de aula, pode retornar à sala de aula de outros/as docentes preocupados com a ressignificação do próprio fazer pedagógico.

Nome do Autor: Maria Aparecida Tavares Marques
Nome do Orientador: Marcelo Medeiros da Silva
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Estado:Paraíba
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Grad. em Formação de Professores
Grau do Trabalho: Mestrado Profissional
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MARQUES, Maria Aparecida Tavares. Acordando leitores adormecidos: uma experiência no fundamental I. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Grad. em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, 2017.