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A fabricação das práticas de ensino na alfabetização e o uso dos recursos didáticos: rotina, atividades, planejamento e princípios norteadores

Esta pesquisa constituiu-se como um estudo e teve o objetivo de investigar o uso de recursos didáticos na fabricação das práticas de ensino da alfabetização pelas professoras da Rede Municipal do Recife. Buscamos identificar as orientações propostas pela Rede Municipal do Recife para o uso de recursos didáticos na organização da prática de alfabetização; identificamos o que pensa a professora sobre o uso de recursos didáticos na fabricação das práticas de alfabetização; e analisamos a rotina, o planejamento, as atividades propostas e os princípios norteadores quanto ao uso dos recursos didáticos na fabricação das práticas de ensino da Língua Portuguesa na alfabetização. Apoiamo-nos, sobretudo, nos estudos sobre os processos de alfabetização e letramento, sem desconsiderar as contribuições dos estudos sobre a consciência fonológica e nos estudos sobre a construção das práticas de alfabetização apoiados na teoria da fabricação do cotidiano e na perspectiva da construção dos Saberes na Ação. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 1º ano de uma escola da RMER, com bons índices de aprendizagem da leitura e da escrita. Utilizamos como procedimentos metodológicos: (1) entrevista com a professora (inicial e final), a gestora da escola e uma gestora da Rede; (2) observações de aulas da professora em dois períodos do ano letivo, um no primeiro semestre e um outro no segundo; (3) minientrevistas realizadas com a professora nos momentos das observações; (4) análise documental do Manual de Orientações Pedagógicas. Os resultados da pesquisa indicaram que a professora tem alguns princípios que são norteadores para a organização de sua prática de alfabetização. Sua prática de alfabetização se insere na perspectiva do alfabetizar letrando, no intuito de que todas as crianças da turma do 1º ano cheguem à hipótese alfabética ao final do ano letivo. Em relação às estratégias propostas pela RMER, a professora considera que os programas, projetos e recursos apresentam uma boa qualidade, porém, são muitos diversificados, o que contribui para a perda de foco na realização do trabalho da alfabetização. Quanto à análise da prática, os dados apontaram que a professora enfatizava o ensino dos eixos do Sistema de Escrita Alfabética e da Leitura por meio dos diversos recursos didáticos. Apesar dessa ênfase, ela não deixou de trabalhar o ensino da Produção Textual e da Oralidade. A professora apresenta clareza quanto à intencionalidade didática e pedagógica no desenvolvimento das atividades e escolha dos recursos didáticos, apoiando-se, para isto, nos saberes construídos nas formações continuadas, nas trocas entre os seus pares e no exercício cotidiano de sua prática docente. Assim, os resultados apontam para a capacidade de a professora construir e reconstruir a sua prática, inserindo novos recursos e percursos metodológicos na busca por alfabetizar letrando. Os nossos resultados sugerem que a fabricação da prática pedagógica dos professores vai se constituindo e reconstruindo cotidianamente a partir dos diversos saberes que compõem seu processo de profissionalização. Desse modo, nas fabricações da sua prática, a professora ressignifica o seu fazer didático e pedagógico, considerando as necessidades e a realidade da sua turma.

Nome do Autor: Edijane Pereira de Andrade
Nome do Orientador: Magna do Carmo Silva
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ANDRADE, Edijane Pereira de. A fabricação das práticas de ensino na alfabetização e o uso dos recursos didáticos: rotina, atividades, planejamento e princípios norteadores. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2017.