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Alfabetização e letramento na educação infantil: análise das concepções das professoras das UMEIs do município de Belo Horizonte

Esta pesquisa teve como objetivo identificar as concepções das docentes das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) do município de Belo Horizonte acerca do trabalho com a leitura e a escrita, com foco na alfabetização e letramento. Como objetivos específicos, pretendeu-se identificar o perfil das professoras das UMEIs quanto à sua formação inicial, experiência profissional; reconhecer as concepções teóricas que fundamentam as práticas pedagógicas no que diz respeito ao trabalho com a linguagem escrita e analisar as concepções das professoras acerca do trabalho com alfabetização e letramento na Educação Infantil. O estudo fundamentou-se nas contribuições teóricas de: Bakhtin (1979,1997), Vigotski (1934/2010), Soares (1998), Ferreiro (1985), Baptista (2010) e Kramer (2010), que consideram a criança como ser cultural, com características específicas, imersa em uma sociedade fortemente determinada pela cultura escrita, interessada e capaz de se apropriar desse objeto do conhecimento. A pesquisa de campo constituiu-se por meio da aplicação de um questionário junto às professoras que trabalham com as crianças de cinco anos de idade, nas UMEIs de três das nove regionais do município, sendo elas: Regional Leste, Oeste e Centro-Sul. Optamos por uma pesquisa com enfoque metodológico quantitativo, do tipo Survey, porque interessava-nos conhecer qual a opinião e quais as concepções expressas pelas professoras acerca do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita junto às crianças que frequentam instituições de Educação Infantil. A análise dos dados mostrou que as docentes consideram que estão trabalhando a linguagem escrita quando propõem atividades voltadas para a aprendizagem da tecnologia da escrita. Entretanto, as professoras reconhecem as especificidades dos termos alfabetização e letramento e declaram que desenvolvem atividades em que a escrita e a leitura são compreendidas como práticas sociais. A pergunta sobre se é ou não pertinente alfabetizar na Educação Infantil persiste, e acreditamos que tal pergunta se dê em decorrência do entendimento de que a aprendizagem da linguagem escrita ainda esteja vinculada predominantemente à aprendizagem da tecnologia da escrita em detrimento do seu uso social.

Nome do Autor: Fernanda Cecilia Farias de Avila
Nome do Orientador: Mônica Correia Baptista
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: AVILA, Fernanda Cecilia Farias de. Alfabetização e letramento na educação infantil: análise das concepções das professoras das UMEIs do município de Belo Horizonte. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência ) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2017.