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Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932

Este estudo investigou a trajetória da formação e atuação docentes de Alda Lodi (1898-2000), no período entre 1912-1932. Alda Lodi contribuiu no processo de formação de várias gerações de professores e professoras, atuando em diversas instituições em Belo Horizonte. A pesquisa buscou entender três períodos considerados fundantes na constituição de Alda Lodi como professora: sua formação na Escola Normal da Capital e seus anos iniciais de magistério, entre 1912/1927; seus estudos no Teacher´s College, da Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque/EUA, onde cursou especialização como bolsista do governo de Minas Gerais, entre 1927/1929; sua atuação como professora na Escola de Aperfeiçoamento, em Belo Horizonte, instituição que ajudou a fundar ao retornar dos Estados Unidos, em 1929. As fontes pesquisadas foram selecionadas a partir dos documentos particulares da professora, doados por sua família ao Museu da Escola de Minas Gerais que, organizados em função desta pesquisa, constituiram o Arquivo Alda Lodi. Este arquivo é composto por uma biblioteca em torno de dois mil livros e documentos diversos tais como correspondência pessoal e institucional, documentos oficiais sobre sua carreira, rascunhos e anotações escritas à mão em papéis diversos, planejamentos, agendas, cadernos de exercícios, provas e trabalhos de alunas, diplomas, fotografias, recortes de jornais, objetos de fé católica e receitas culinárias. A análise dos documentos selecionados permitiu compreender aspectos importantes de sua formação e algumas de suas concepções pedagógicas, construídas a partir da experiência estadunidense, bem como sua prática docente na Escola de Aperfeiçoamento, na disciplina metodologia da aritmética. A partir da análise desse destino particular, busquei compreender a ambiência política, social, cultural e pedagógica vivenciada em Belo Horizonte, num período de grande efervescência no campo da educação no Estado de Minas Gerais.

Nome do Autor: Nelma Marcal Lacerda Fonseca
Nome do Orientador: Luciano Mendes de Faria Filho
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2010
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FONSECA, Nelma Marcal Lacerda. Alda Lodi, entre Belo Horizonte e Nova Iorque: um estudo sobre formação e atuação docentes 1912-1932. 2010. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2010.