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Alfabetização: uma ou duas?

RESUMO: Este estudo objetivou compreender o conceito de alfabetização em escolas que atendem a diferentes classes sociais, com base nas práticas escolares e não a partir de estudos teóricos. Os dados foram coletados em duas escolas de 1º grau, uma pública que atendia à camada popular e uma particular que atendia à camada previlegiada. Visando apreender o conceito de criança alfabetizada utilizou-se como instrumento provas escritas de Língua Portuguesa realizadas no início do ano, para enturmação dos alunos da 1º série, e provas bimestrais realizadas durante o ano; entrevistas com professoras e supervisoras e produção de textos das crianças após o término da série de alfabetização. Foi analisado um total de 21 provas, sendo sete da escola particular e 14 da pública, com levantando suas características enquanto texto escrito e enquanto conto, sendo ainda estudada a estrutura das frases que compunham os textos. Foram também avaliadas questões quanto à interpretação de texto buscando levantar o estabelecimento de identificação e de relações entre os fatos, e questões sobre conhecimentos lingüísticos para verificação de conteúdos gramaticais e ortográficos. A autora concluiu que ambas as escolas não têm uma concepção clara do que seja alfabetização, falta-lhes planejamento do processo de aprendizagem da língua escrita e há concepções inadequadas de aquisição da mesma, sendo que a função social da língua escrita não está presente em momento algum do processo de alfabetização e que é evidente a subescolarização das crianças das camadas populares.

Nome do Autor: Maria Mello Garcia
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1992
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GARCIA, Maria Mello. Alfabetização: uma ou duas?. 1992. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1992.