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Alfabetização na rede pública de São Paulo: a história de caminhos e descaminhos do ciclo básico.

O presente trabalho objetivou analisar historicamente a implantação do Ciclo Básico nas escolas da rede estadual de ensino de São Paulo. Focalizando o CB como uma opção político-pedagógica que enfrentou, a partir das séries iniciais, a questão do letramento e da democratização da escola, este trabalho evidenciou a dinâmica do seu processo de implantação que atravessou vários governos, criando seus caminhos e descaminhos, produzindo, através das intervenções cotidianas, uma cultura do Ciclo Básico. A autora realizou uma análise documental da implantação do CB em São Paulo no capítulo I; apresentou uma metapesquisa no capítulo II, onde levantou diversas teses e dissertações que apresentaram o CB como objeto de estudo; desenvolveu, no capítulo III, uma análise descritiva da produção publicada pela Secretaria da Educação, em relação ao CB, em doze anos de implantação: 1983 a 1994, tomando por base 30 textos e 5 documentos; aprofundou, no capítulo IV, a discussão a respeito do processo de capacitação docente com uma análise descritiva do Projeto Alfabetização: Teoria e Prática desenvolvido pela FDE/SE, no período de 92/94, e a apresentação de um relato de experiência em que atuou como coordenadora, intitulado Pesquisa de Avaliação: análise de produções escritas das crianças do CB. No capítulo V a autora em suas considerações finais afirma que o CB não cumpriu o seu propósito de reorganização do ensino de 1º grau, embora represente um avanço em relação ao ensino oferecido pelo estado até então.

Nome do Autor: Marilda Claret Gerais Duran
Nome do Orientador: Maria Laura Puglisi Barbosa Franco
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: DURAN, Marilda Claret Gerais. Alfabetização na rede pública de São Paulo: a história de caminhos e descaminhos do ciclo básico.. 1995. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1995.