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Alfabetização: a revelação do processo

O presente estudo tem por objetivo apresentar os resultados e as reflexões decorrentes de uma pesquisa sobre as práticas de alfabetização desenvolvida em sala de aula com um grupo de crianças. Os referenciais teóricos que fundamentaram esta pesquisa foram apresentados pela autora através de um levantamento historicizante do processo de alfabetização a partir da escrita, o que visou enfatizar a evolução das diferentes metodologias de alfabetização com as diferentes posturas que assumem em relação ao seu objeto de estudo e ao sujeito cognoscente. Atuaram como sujeitos da pesquisa 29 alunos de 1ª série de uma escola particular, os mesmos que, no ano anterior, foram sujeitos de um estudo-piloto enquanto alunos do último período de formação pré-escolar desta mesma escola. O processo de alfabetização foi caracterizado quanto à coordenação motora, o interesse pela alfabetização, a relação com a professora e com o objeto de estudo, a escrita, a leitura, e a relação entre leitura e escrita. A trajetória da pesquisa permitiu detectar e analisar mecanismos de alienação constitutivos da prática docente neste processo. A autora concluiu que os mecanismos de alienação conduzem a alfabetização para procedimentos formais e mecânicos, impedindo a construção do conhecimento; a compreensão do real, do todo social e da contradição que permeia a sociedade atual.

Nome do Autor: Marjorie Bitencourt Emílio Mendes
Nome do Orientador: Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1992
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MENDES, Marjorie Bitencourt Emílio. Alfabetização: a revelação do processo. 1992. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 1992.