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Alfabetizacao : da pratica a praxis

 O presente estudo objetivou analisar o processo de mudança da prática alfabetizadora junto a um grupo de professores em uma escola pública da rede estadual de ensino do ES. Através de uma pesquisa participante objetivou-se desencadear um processo de análise e reflexão crítica sobre a prática alfabetizadora; transformar esta mesma prática num espaço político de conquista e autonomia, tanto para alfabetizadores quanto para alfabetizandos; apontar caminhos alternativos de encaminhamento do processo de alfabetização, e vivenciar teórica e metodologicamente experiências de conquista e construção de praxis nos planos individual e grupal com ênfase em alfabetização. Os dados da pesquisa, que se constituiram basicamente de falas dos educadores, e que foram analisados à luz da Análise do Discurso, foram coletados em reuniões, conversas informais, relatos de experiências, depoimentos e observações participativas nas salas de aulas e, principalmente nos grupos de estudos semanais. A análise do processo de mudança conduziu à identificação de alguns Mitos (10) - criações imaginárias sociais que são utilizados pelos professores como mecanismo de resistência. Ao analisar estes mitos a autora identificou que as tensões teoria/prática, velho/novo precisam ser compreendidas criticamente para que os professores reelaborem suas concepções e posturas, na educação e na sociedade. A autora concluiu afirmando que competência política incorpora a competência pedagógica e a consciência de tal fato pode permitir uma praxis realmente transformadora.

Nome do Autor: Elida Maria Fiorot Costalonga
Nome do Orientador: Obed Gonçalves
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
Estado:Espírito Santo
Ano Publicação: 1992
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: COSTALONGA, Elida Maria Fiorot. Alfabetizacao : da pratica a praxis 1992. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 1992.