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Alfabetizacao : a construcao historico-social da linguagem

O objetivo do trabalho foi demonstrar como a internalização de uma determinada consciência filosófica influencia a produção do conhecimento sobre o processo de aquisição da leitura/escrita na criança, determinando, por sua vez, diferentes práticas pedagógicas. Para isso, foram identificadas as pesquisas sobre alfabetização publicadas, de 1980 a 1988, em nove periódicos brasileiros considerados pela autora de maior circulação e maior produtividade na área da Educação. Nas nove pesquisas identificadas, a autora examina as influências dos enfoques comportamentalista, interacionista-construtivista e histórico-social, buscando verificar seu papel na proposição de uma alternativa crítica e dialética de educação. A autora conclui que os enfoques teórico-metodológicos predominantes nas pesquisas são os que se fundamentam nas concepções mecanicista e individualista do mundo, o que considera como sendo um dos motivos que explicam o fracasso das crianças na alfabetização, e sugere que, se as pesquisas se fundamentassem na concepção de alfabetização como construção histórico-social do conhecimento, levariam a propostas de intervenção mais adequadas à realidade e direitos das crianças.

Nome do Autor: OSWALD,Maria Luiza Magalhaes Bastos
Nome do Orientador: Regina Alcântara de Assis
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência:

OSWALD,Maria Luiza Magalhaes Bastos. Alfabetização : a construção histórico-social da linguagem. Rio de Janeiro: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1989. 145p. (Dissertação de Mestrado).