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Alfabetização de crianças com atraso no desenvolvimento através de instrução

Esta pesquisa teve por objetivo testar a eficiência do texto programado para leitura e escrita iniciais, quando aplicado na recuperação paralela e comparar a freqüência de interação individual do professor com alunos adiantados e em recuperação. Foram sujeitos 37 alunos e 2 professoras de classes especiais para deficientes mentais. Os alunos, com idade de 7 a 13 anos e 8 meses, cursavam a 1ª série do 1º grau em escolas públicas de 2 cidades do interior do Estado de São Paulo, sendo 26 deles alunos de classes especiais para deficientes mentais e 11 alunos de classe de ensino regular, porém, de rendimento insuficiente. Os alunos foram distribuídos em três grupos experimentais, um grupo de controle e um grupo de termo de comparação intra-classe. Nos grupos experimentais, foi utilizado o texto programado "Lendo e Escrevendo", em atividades de recuperação paralela, variando o tipo de avaliação utilizado: concentrada ou extensiva. O grupo de controle foi submetido à alfabetização pelo método convencional. As professoras receberam treinamento para emissão de comportamentos desejáveis. Os alunos foram submetidos a um pré-teste constituído de provas de escrita livre, escrita do alfabeto, ditado, leitura do alfabeto, leitura de vocábulos e cópia, repetido ao final do experimento, como pós-teste. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significantes entre pré e pós-testes para os grupos experimentais nas seis provas aplicadas, o mesmo ocorrendo no pós-teste, entre os grupos experimentais e o grupo de controle. Predominou entre as professoras a interação individual. Quanto ao desempenho dos alunos, o procedimento que se mostrou mais efetivo foi o Esquema de Avaliação Concentrada.

Nome do Autor: BETETTO, Ana Maria B. de Freitas
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Proposta Didática
Referência:

BETETTO, Ana Maria B. de Freitas. Alfabetização de crianças com atraso no desenvolvimento através de instrução programada e treinamento em serviço de professores. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1987. 350p. (Tese de Doutorado).