Abec

Abec


     

A constituição de turmas de alfabetização: mecanismos de marginalização

O objetivo da pesquisa foi identificar: os critérios utilizados para a definição dos pré-requisitos necessários para o início da alfabetização; os critérios para a constituição de turmas de 1ª série, principalmente as turmas de "imaturos" e turmas "especiais"; os critérios e as justificativas adotadas para o "encaminhamento" de alunos considerados como portadores de "problemas de aprendizagem" a clínicas ou escolas especializadas em atendimento psicopedagógico. O estudo foi realizado em 4 escolas da rede pública de ensino, selecionadas entre aquelas que mais encaminhavam alunos a uma instituição especializada em atendimento psicopedagógico. Os instrumentos de coleta de dados foram: observações em sala de aula, entrevistas com diretoras, supervisoras, orientadoras educacionais, professoras, alunos e pais de alunos, e estudo de materiais produzidos pelas crianças ou utilizados pela escola. Foram analisados a constituição das turmas de 1a série, os remanejamentos realizados, durante todo o período letivo, com o objetivo de manter a homogeneização das turmas, e os "encaminhamentos" dos "alunos-problema". Concluiu-se que a escola legitima, buscando apoio em bases psicológicas, a concepção segundo a qual os alunos das classes dominadas são incapazes de aprender, por "deficiência mental" ou "pobreza cultural", utilizando-se, para essa legitimação, de mecanismos de seleção, marginalização e exclusão desses alunos.

Nome do Autor: SILVA, Elizabete Caetano da
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

SILVA, Elizabete Caetano da. A constituição de turmas de alfabetização: mecanismos de marginalização e exclusão na escola. Belo Horizonte: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1988. (Dissertação de Mestrado).