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A concepção de avaliação da aprendizagem do professor alfabetizador do ciclo básico paranaense

O estudo teve por objetivo, estabelecer a concepção e a prática de avaliação das professoras que atuam no Ciclo Básico de Alfabetização. A pesquisa foi realizada no ano de 1994, em uma escola estadual paranaense, no município de Londrina. Foram sujeitos da pesquisa, quatro professoras, desta escola, que atuavam nas primeiras e segundas fases do ciclo básico de alfabetização. A metodologia utilizada foi, coleta e análise de dados; de documentos oficiais, como leis, decretos, indicações, deliberações e resoluções, instrumentos de registro de desempenho dos alunos fichas de acompanhamento, parecer parcial, atividades e exercícios aplicados no dia a dia ou em situações específicas de avaliação; entrevistas; observações no interior da sala de aula e em outras situações do contexto escolar. Foi observado, que as atividades e tarefas propostas nos testes realizados privilegiavam desmesuradamente a memorização, em detrimento do potencial crítico e criativo do aluno. A autora conclui que, a avaliação deve ser repensada em função do processo educativo do qual é parte integrante, e assumir a função pedagógica de apoio ao aperfeiçoamento do processo de ensino aprendizagem, subsidiando o diagnóstico das dificuldades e problemas que impossibilitam o aluno de apropriar se do saber proposto e fundamentando as intervenções pedagógicas necessárias à promoção das condições essenciais ao pleno desenvolvimento do educando.

Nome do Autor: Nadia Aparecida de Souza
Nome do Orientador: Cleide Nébias Marly
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Nadia Aparecida de. A concepção de avaliação da aprendizagem do professor alfabetizador do ciclo básico paranaense. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 1995.