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Alfabetização tecnologica do professor : a busca de um conceito

 Este trabalho teve como objetivo construir um conceito de alfabetização tecnológica do professor. Este objetivo foi alcançado com a realização de um amplo estudo teórico. A segunda etapa foi baseada na análise das entrevistas direcionadas aos educadores. O foco de estudo é a formação de prof. para o ensino fundamental, por isso em duas escolas municipais foram entrevistadas prof. do 1o segmento do 1o grau e , nas outras duas, prof. do segundo segmento. Nas escolas estaduais, foram entrevistados prof. do curso de formação de prof. de 1a à 4a série. Nas universidades, foram entrevistados prof. que trabalham com os cursos de Licenciatura e Pedagogia. Ao todo, foram 40 entrevistados. No caso da alfabetização tecnológica do professor, uma habilidade relaciona-se à compreensão do mundo, à interpretação da linguagem tecnológica e de suas mensagens e sua posição na configuração atual do mundo; e outra, à manipulação técnica das tecnologias. Uma outra relação pode ser feita na medida em que se encarar a alfabetização como um processo amplo, não só de decodificação de símbolos visuais, mas principalmente como fator de inserção do homem no mundo. Há ainda uma outra característica da alfabetização que alude à necessidade de aperfeiçoamento constante, quando se encara a alfabetização como um processo contínuo, em função do relacionamento diário que se tem com a língua e suas diversas possibilidades e usos. Pode-se dizer que, ao lado da alfabetização tecnológica também poderá constituir-se em ferramenta para o trabalho e a comunicação, além de um meio de superação de uma percepção ingênua e apriorística do mundo. Para utilizar pedagogicamente as tecnologias com os objetivos propostos pela autora, e desenvolver uma proposta de alfabetização tecnológica, é necessário desenvolver também uma nova Pedagogia. Na alfabetização tecnológica do professor a intenção deve ser a de tornar este cidadão um profissional atuante na sociedade, profissional este que possa contribuir com um trabalho educativo significativo, mais próximo da realidade do aluno. Esta alfabetização refere-se portanto, à capacidade do professor em lidar com as diversas tecnologias e interpretar sua linguagem, além de distinguir como, quando e por que são importantes e devem ser usadas. Dessa forma, deve a alfabetização tecnológica do professor ser compreendida no contexto das suas limitações histórico-político-sociais. Os professores apontam algumas dificuldades para viabilizar o desenvolvimento deste conceito na formação do professor. As principais seriam a falta de equipamentos nas escolas e a dificuldade de acesso dos professores, em formação e em atividade às tecnologias. Depois das entrevistas, verificou-se que não havia grande diferença entre os professores do 1o, 2o e 3o graus. Conclui-se que o conceito de alfabetização tecnológica do professor envolve o domínio contínuo e crescente das tecnologias que estão na escola e na sociedade, mediante o relacionamento critico com elas.

Nome do Autor: Marisa Narcizo Sampaio
Nome do Orientador: Lígia Silva Leite
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SAMPAIO, Marisa Narcizo. Alfabetização tecnologica do professor : a busca de um conceito. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996.