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A aquisição de regras ortográficas de contexto na leitura e na escrita

As concepções de crianças sobre a língua escrita não podem ser consideradas completas enquanto ela não compreender as complexidades impostas pelo uso adequado das regras ortográficas. Embora o nosso sistema de escrita seja alfabético, ele não ocorre sempre como uma relação única de uma determinada letra para um determinado som comodeveria ser quando nos referimos a um sistema alfabético puro. Alguns estudos têm demosntrado a importância de se investigar sobre a aquisição da ortografia, considerando cada pincípio ortográfico e as relações regidas por esses princípios, separadamente. O estudo investigou a aquisição de algumas regras de contexto (o "S" intervocálico, o "R" intervocálico, o "G" diante do "E" e do "I" e o "Q" diante do "E" e do "I") na leitura e na escrita de crianças com diferentes níveis de escolaridade. O objetivo do estudo foi verificar se existem etapas evolutivas semelhantes na aquisição destas regras e como estas etapas podem ser afetadas pela escolaridade, pela natureza da regra e pelo processo de leitura e escrita. Além disso buscou-se considerar o uso gerativo das regras e pelo através da utilização de pseudopalavras. Participaram do estudo 100 crianças de duas escolas, entre alfabetização e a 4ª série primária, com idades variadas entre 6 e 11 anos. Trata-se de um estudo tranversal contando com a participação apenas de escolas da rede partiular. À cada criança foram apresentadas duas tarefas - escrita através de um ditado de uma lista de palavras e um ditado de uma lista de pseudopalavras (palavras sem significado) e leitura das mesmas palavras e pseudopalavras. Os resultados revelam a presença de níveis de desempenho, que sugerem a existência de etapas evolutivas semelhantes na aquisição de cada umadas regras investigadas. Esses níveis se mostraram influenciados tanto pela escolarização, como pelos processos de leitura e escrita e pela condição palavra/pseudopalavra. Ficou constatado também diferenças fundamentais no desempenho das crianças, ao lidar com palavras e pseudopalavras, demonstrando que o desconhecimento das palavras e a impossibilidade de recorrer ao significado, tornam a tarefa de leitura e escrita muito mais difícil de ser realizada. Além disso, os resultados sugerem um hierarquia de dificuldade entre as regras investigadas, em que temos "S", "R", "G", "Q", da mais difícil a mais fácil. Essa hierarquia podeser observada principalmente na tarefa de escrita de palavras e pseudopalavras e na leitura de pseudopalavras, desaparecendo totalmente na leitura de palavras.

Nome do Autor: Ana Marcia Luna Monteiro
Nome do Orientador: Lúcia Lins Browne Rego
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 1995
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MONTEIRO, Ana Marcia Luna. A aquisição de regras ortográficas de contexto na leitura e na escrita. 1995. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 1995.