< ir para página inicial

Bebetecas (bibliotecas para a primeira infância)

Autor: Mônica Correia Baptista,

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (CEALE) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI),

Bebeteca é uma biblioteca especializada no atendimento à primeira infância (crianças de oito meses a seis anos de idade), cujos objetivos são: 1. Promover situações de leitura para crianças que se encontram na fase incipiente de contato com a linguagem escrita e que ainda não fazem uso autônomo dessa linguagem; e 2. Capacitar promotores de leitura – pais, professores, bibliotecários e voluntários – para realizarem apropriadamente a escolha de textos e para desenvolverem mediações adequadas entre o livro e as crianças.

O termo “Bébéthèque” foi mencionado em uma palestra realizada em Salamanca, em 1987, e se referiu a práticas de promoção de leitura para bebês em instituições educativas (creches), na França. O funcionamento em uma biblioteca foi pioneiramente pensado e promovido por Escardó, na biblioteca de Can Butjosa, em Parrets del Vallès, na Espanha, no início dos anos 1990. Desde então, esse serviço vem se expandindo e, atualmente, existem bebetecas em diversos países: Estados Unidos, Colômbia, México, Chile, Cuba, Argentina, França, Espanha, Portugal. No Brasil, apesar de se apresentarem em número ainda pouco expressivo, as experiências vão se avolumando e podem ser encontradas em instituições públicas e privadas de Educação infantil, em bibliotecas infantis e juvenis, em associações e organizações não governamentais e em universidades e centros de formação de professores.

Sabemos hoje que ler desde os primeiros meses de vida desenvolve o gosto pela leitura e a apreciação estética, amplia o vocabulário, familiariza a criança com o estilo formal da linguagem escrita e contribui para sua formação humana, ampliando suas experiências.

Considerando que desde 2008 as instituições de Educação Infantil públicas vêm recebendo livros de literatura por meio do Programa Nacional de Biblioteca Escolar – PNBE, é oportuno traçar alguns parâmetros que auxiliem na construção desses espaços destinados à leitura com bebês e crianças pequenas. É preciso que o espaço físico considere a necessidade de movimentação corporal e, ao mesmo tempo, viabilize um ambiente acolhedor. Os livros devem ser dispostos em estantes resistentes e cujas prateleiras permitam o livre acesso das crianças. Além das estantes, é necessário que haja cestos ou caixas onde os livros possam ser guardados de acordo com critérios flexíveis; por exemplo, com base nas temáticas, nos materiais, nos tamanhos, nos formatos dos livros.

A bebeteca deve prever a reposição permanente do acervo, a ser constituído por livros de qualidade gráfica, textual, literária, e por uma variedade de gêneros textuais. Finalmente, é preciso que conte com profissionais devidamente habilitados para compreender a relação entre infância e imaginação, potencializando a ligação auspiciosa entre crianças e literatura.

Verbetes associados: Comunidades de leitores, Contação de histórias, Gêneros literários para crianças, Ilustração em livros de literatura infantil, Leitura , Letramento, Letramento Literário, Literatura infantil, Livro-brinquedo, Mediação literária na Educação Infantil, Modos de ler na infância, Políticas públicas de leitura literária

Referências bibliográficas:
BAPTISTA, M. C. Leitura literária na primeira infância: a experiência da bebeteca Can Butjosa em Barcelona. In: MACHADO, M. Z. V. (org.). A criança e a leitura literária: livros, espaços e mediações. Curitiba: Editora Positivo, 2012.
BORTOLIN, S.; SENHORINI, M. Bebeteca: uma maternidade de leitores. Informação e Informação, Londrina, v.13, n.1, p.123-139, jan./jul. 2008.
FACCHINI, L. Bebeteca: mediação pedagógica e animação cultural. Protestantismo em Revista. São Leopoldo, Rio Grande do Sul, v. 20, p. 11-19, set./dez. 2009.