< ir para página inicial

Consoantes

Autor: Ana Ruth Moresco Miranda,

Instituição: Universidade Federal de Pelotas / Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE),

Consoantes são os sons produzidos pelo aparelho fonador humano com algum tipo de obstrução à passagem do ar que sai dos pulmões pela cavidade oral ou nasal. Do ponto de vista articulatório, as consoantes são definidas de acordo com quatro parâmetros principais: ponto de articulação (onde houve a obstrução na cavidade oral durante a produção do som); modo de articulação (como e com que grau houve o bloqueio do ar); posição das pregas vocais (glote aberta ou fechada, isto é, sem ou com vibração na passagem do ar); posição do véu palatino ou palato mole (abaixado ou levantado, saída do ar pela cavidade nasal e oral, respectivamente).

Do ponto de vista da fonologia, consoantes são estudadas em razão do valor que elas adquirem no sistema linguístico a que pertencem. O sistema de consoantes do português é composto por dezenove fonemas que, de acordo com o modo de articulação, se dividem em plosivas /p, b, t, d, k, g/, fricativas /f, v, s, z, ʃ, ʒ/, nasais /m, n, ɲ/ e líquidas /l, l, r, R/.

As consoantes, descritas a partir de parâmetros fonéticos e fonológicos, podem também ser abordadas do ponto de vista ortográfico. Para cada consoante há, no mínimo, um grafema correspondente no sistema ortográfico. No caso das plosivas, observa-se que entre o plano gráfico e o fônico estabelece-se, à exceção de /k, g/, uma relação preponderantemente biunívoca, isto é, para cada fonema há apenas um grafema correspondente, como é o caso das consoantes /p, b, t, d/, que serão representadas na escrita, via de regra, como “p”, “b”, “t”, “d”. O mesmo tipo de relação se verifica para as fricativas /f, v/, grafadas sempre como “f” e “v”, respectivamente. Os demais casos se caracterizam por estabelecerem relações múltiplas entre fonemas e grafemas, ou seja, um fonema e dois ou mais grafemas, por exemplo, (o /s/ pode ser representado por vários grafemas, a saber: “s”, “ss”, “sc/sç”, “c/ç”, “x”, “xc/ç”, “z”) ou ainda um grafema para dois ou mais fonemas (“r” para os ‘r’s forte e fraco). 


Verbetes associados: Fonema, Fonética, Fonologia, Gramática, Ortografia, Vogais


Referências bibliográficas:
BISOL, L. (org.) Introdução a Estudos de Fonologia do Português Brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.
LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987.
MIRANDA, A.R. M.; MATZENAUER, C. L. B. Aquisição da fala e da escrita: relações com a fonologia. Cadernos de Educação (UFPel), v. 35, 2010. p. 359-405.

< voltar