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Fonema

Autor: Raquel Márcia Fontes Martins,

Instituição: Universidade Federal de Lavras-UFLA/ Departamento de Ciências Humanas,

Fonema é um som distintivo em uma língua. Na prática, isso quer dizer que, se esse som for trocado por outro em uma palavra, tem-se uma nova palavra, de sentido diferente. Podemos dizer que /f/, por exemplo, é um fonema porque, ao trocá-lo em uma palavra como /faka/ (faca) por /v/, tem-se outra palavra com outro sentido: /vaka/ (vaca).

Os fonemas compõem as sílabas e podem ser vogais – /a/, /e/, /i/ etc. – ou consonantes –/p/, /f/, /s/, /ʃ/ etc. Como se pode notar pelos exemplos dados, os fonemas são transcritos entre barras. Também, eles são representados com uma notação específica, o Alfabeto Internacional de Fonética.

É importante destacar que nem todos os sons de uma língua são fonemas. Um som como [tʃ] ("tchê"), representado entre colchetes, é apenas um fone da língua portuguesa, um som que não tem valor distintivo. Assim, uma palavra como tia, quer seja pronunciada como [tʃia] ("tchia") por falantes de algumas regiões do Brasil, quer seja pronunciada como [tia]("tia") por falantes de outras regiões, apresenta um único sentido. Dito de outra forma, o fato de, em algumas regiões do Brasil, a palavra tia ser pronunciada com o fone [tʃ] não muda o seu sentido. Vale observar que essa palavra apresenta o fonema /t/ que, se trocado por outro fonema, como /p/, resulta em um novo vocábulo, com sentido distinto: /pia/ (pia).

O conceito de fonema é muito importante para o professor alfabetizador, tendo em vista que nossa ortografia é baseada na relação fonema/grafema e não na relação som (fone)/letra. Se a ortografia tivesse como referência a relação som (fone)/letra, deveria representar qualquer variação de pronúncia e, consequentemente, de fones. Assim, teríamos formas gráficas diferentes para a palavra tia que seria escrita de um jeito segundo a fala de Belo Horizonte (por exemplo, como tchia) e de outro de acordo com a fala de Campinas (como tia).

Pelo fato de a ortografia se aproximar da noção de fonema, sua convenção gráfica é única, mesmo que uma palavra apresente diferentes pronúncias ou fones, que não mudam seu significado, como é o caso do vocábulo tia.

O fonema é também importante para a alfabetização no desenvolvimento da consciência fonêmica, que é parte da consciência fonológica. Para se tornar alfabetizado, o aprendiz precisa apreender o princípio alfabético.  Segundo esse princípio, a cada fonema (e não a cada sílaba, como uma criança no nível silábico tenderia a pensar), deve-se escrever uma letra. A palavra casa, por exemplo, é escrita com quatro (4) letras porque apresenta quatro (4) fonemas: /kasa/. O alfabetizando necessita perceber e distinguir o segmento ‘fonema’, para compreender o funcionamento do nosso sistema de escrita alfabético. Desse modo, o trabalho com a consciência fonêmica é muito importante para a compreensão do princípio alfabético, necessário para o processo de alfabetização.


Verbetes associados: Apropriação do sistema de escrita alfabética, Consciência fonológica, Consoantes, Fone, Fonética, Fonologia, Psicogênese da aquisição da escrita , Sílaba, Transcrição fonética , Vogais


Referências bibliográficas:
CRISTÓFARO-SILVA, T. Fonética e Fonologia do Português. São Paulo: Contexto, 2007.
OLIVEIRA, M. A. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. Belo Horizonte: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – Ceale/ FaE/ UFMG, 2005. Coleção Alfabetização e Letramento (Caderno do Formador).

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