< ir para página inicial

Descritor (de competência ou habilidade)

Autor: José Francisco Soares,

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG /Faculdade de Educação-FAE / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP,

Denomina-se descritor, no campo da avaliação, o detalhamento, em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem. No entanto, esses termos têm significações conceituais diversos, dependendo da área, do lugar de interlocução, da amplitude de objetivos ou das opções ideológicas e metodológicas adotadas pelos diferentes atores educacionais.

Tomando o termo ‘alfabetização’ como uma competência, podemos dizer que ela engloba um conjunto de habilidades como, por exemplo, ler palavras, escrever palavras, interpretar textos, produzir textos compreensíveis pelo leitor. A essas habilidades estão, por sua vez, vinculados outros conjuntos de habilidades, ainda mais específicos. O termo capacidade é usado como sinônimo de competência e de habilidade ou como condutor da definição desses termos.

Reconhecida a diversidade de usos do termo, para os propósitos deste verbete são focalizadas as noções de competência e habilidades, recentemente expressas no currículo da alfabetização como Direitos de Aprendizagem.

Competência

No campo da educação, o termo competência é usado para descrever a capacidade de um estudante realizar, com sucesso, as tarefas exigidas na sua vida diária. Uma competência só está completamente especificada quando as tarefas, para as quais seu domínio é exigido, estão claramente descritas. Duas categorias de competências, as cognitivas e as socioemocionais, são particularmente importantes. Competências cognitivas são aquelas cujas tarefas definidoras envolvem a aquisição, compreensão, aplicação de conhecimentos científicos. São às vezes denominadas competências escolares. As Competências Leitora, Matemática, Científica são os seus tipos mais comuns. As competências socioemocionais, referidas na literatura pela expressão inglesa “Big Five”, envolvem capacidades como ser organizado, ser aberto a novas experiências, ser extrovertido, ter capacidade de conviver com diferentes e ter estabilidade emocional.

Habilidade

Como o número de tarefas que definem qualquer competência é muito grande, é usual agregar tarefas similares em conjuntos e denominá-los habilidades. Assim sendo, os conceitos de habilidade e competência têm a mesma natureza teórica, diferindo apenas no escopo. Como consequência, pode-se dizer que uma competência envolve o uso harmônico, a mobilização, de várias habilidades.  As habilidades que compõem uma competência cognitiva são descritas pela especificação dos conhecimentos e dos processos mentais, necessários para a realização da tarefa.  Os conhecimentos são especificados com a linguagem de cada área. Em educação, com frequência, são referenciados como conteúdo. No entanto, para a realização de tarefas, esses conhecimentos devem ser colocados em ação, através de um processo mental. Os processos mentais mobilizados são apresentados em categorias de complexidade crescente. Memorização, compreensão, aplicação e análise são uma sequência bastante comum.

Verbetes associados: Avaliação Diagnóstica, Competência linguística, Compreensão leitora, Escala de proficiência, Habilidades linguísticas, Matriz de referência

Referências bibliográficas:
DENYER, M. Las competencias en la educación. Un balance. Vol. 676. Fondo de Cultura Económica, 2007.
ETTAYEBI, M.; OPERTTI, R.; JONNAERT, P. (Ed.). Logique de compétences et développement curriculaire: Débats, perspectives et alternative pour les systèmes éducatifs. L'Harmattan, 2008.
LE BOTERF, G. Construire les compétences individuelles et collectives. Éditions d'Organisation, 2000.
MACHADO, N. J. Educação: competência e qualidade. São Paulo: Escrituras Editora, 2009 (Coleção Ensaios Transversais; 37).