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Habilidades linguísticas

Autor: Delaine Cafiero Bicalho,

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras,

Escutar, falar, ler e escrever são quatro habilidades básicas que nos permitem agir socialmente no uso da língua. Ou seja, essas são as habilidades linguísticas que as pessoas desenvolvem ao se relacionarem e comunicarem umas com as outras.

Desde a mais tenra idade, as crianças desenvolvem habilidades de uso oral da língua; por isso, cabe à escola, principalmente, o desenvolvimento de habilidades de escuta e fala de gêneros orais de uso público da linguagem. São habilidades a serem desenvolvidas: escutar com compreensão diferentes gêneros orais; ouvir e respeitar opiniões alheias, convergentes ou divergentes das próprias convicções; participar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores; reconhecer adequadamente recursos expressivos não linguísticos (gestos, postura corporal, expressão facial, entonação, tom de voz), de acordo com a situação comunicativa; identificar formas de preconceito ou atitude discriminatória, em textos orais produzidos.

Em relação à fala, é necessário desenvolver habilidades de contar e recontar textos oralmente, usando registro linguístico adequado à situação de comunicação, expor temas variados, debater sobre temas controversos, usar adequadamente a norma padrão, respeitar as variedades linguísticas, participar ativa e autonomamente de situações de uso público da língua oral.

Ler e escrever são habilidades que a escola busca desenvolver tanto nos usos privados, em situações cotidianas, quanto nos usos públicos, em situações menos familiares. Ler com compreensão diferentes gêneros textuais, percebendo suas intenções e efeitos, bem como sabendo se colocar criticamente diante dos textos, é o que se espera de alunos com boas habilidades de leitura. Na escrita, os alunos vão aprender a produzir cada vez mais autonomamente textos que circulam socialmente, utilizando tecnologias adequadas, e fazendo uso dos recursos expressivos e estilísticos apropriados ao gênero no qual se manifesta. 

Documentos oficiais que regulam o ensino – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares, programas estaduais, documentos de formação de professores etc. –, além de documentos que orientam avaliações sistêmicas, como SAEB e Prova Brasil, têm utilizado os termos capacidades/habilidades e competências para se referirem aos saberes que os alunos constroem ao longo de sua escolarização; outras vezes, o que era capacidade/habilidade a ser atingida em determinado ano da alfabetização, por exemplo, se transforma em direito de alfabetização, ou seja, há uma mudança radical, pois não se trata de mera expectativa de aprendizagem, mas de algo que precisa ser alcançado por todos, com as estratégias políticas e pedagógicas adequadas.


Verbetes associados: Compreensão leitora, Fala, Gêneros do discurso, Gêneros e tipos textuais, Leitura , Oralidade, Reconto, Texto


Referências bibliográficas:
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola editorial, 2003.
GARCIA, L. A. M. G. Competências e habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência On-line. Brasília: Universidade de Brasília. Disponível em: Http://uvnt.universidadevirtual.br/ciencias/002.htm. Acesso em: 01 de maio de 2014.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

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