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Consciência fonológica

Autor: Thaïs Cristófaro Alves da Silva,

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras,

Consciência fonológica e consciência fonêmica são termos relacionados ao conhecimento que os falantes têm da organização da sonoridade. Podemos dizer que a sonoridade da fala é expressa nas palavras que pronunciamos. Toda palavra é formada por sílabas, e as sílabas são formadas por sons. Uma pergunta importante para compreender os conceitos de consciência fonológica e consciência fonêmica é: os falantes sabem, ou têm consciência, sobre a organização da sonoridade? Há evidências de que os falantes são, de fato, capazes de identificar sons individuais nas palavras e de que tal tarefa esteja relacionada a treinamento específico de leitura e escrita na escola. A habilidade de identificar e manipular sons individuais é denominada consciência fonêmica. Ou seja, o falante é capaz de identificar que a diferença entre as palavras faca e vaca está no som inicial que é /f/ em faca e /v/ em vaca, bem como é capaz de identificar e manipular os demais sons dessas palavras. Entretanto, além de identificar sons individuais, um falante é capaz de separar palavras em sílabas, perceber o tamanho de uma palavra em relação a outra, identificar semelhanças sonoras entre palavras ou parte das palavras e é também capaz de segmentar e manipular sílabas e sons (rimar ou substituir sons específicos). O conjunto dessas habilidades é denominado  consciência fonológica. Ou seja, o falante tem consciência de que as palavras faca e vaca têm duas sílabas e de que a palavra lavada tem três sílabas. O falante tem consciência de que todas as sílabas das palavras apresentadas são formadas por (consoante + vogal) e de que na palavra vasta a primeira sílaba é formada por (consoante + vogal + consoante). O falante é capaz de identificar que as palavras faz e traz rimam devido à sua porção final.

Podemos dizer que o conceito de consciência fonológica é mais abrangente do que o de consciência fonêmica. Enquanto a consciência fonêmica diz respeito à habilidade de conscientemente manipular sons individuais ou fonemas que compõem uma palavra, a consciência fonológica diz respeito à habilidade de conscientemente manipular não apenas os sons individuais, mas também as sílabas, as partes das sílabas (rimar) e as palavras. Vários estudos demonstraram a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para a aquisição da leitura e escrita e mostram que atrasos nesse processo de aquisição estão relacionados a lacunas no desenvolvimento da consciência fonológica. Portanto, o desenvolvimento da consciência fonológica favorece a generalização e a memorização das relações entre as letras e os sons.


Verbetes associados: Consciência fonológica na alfabetização, Palavra, Sílaba, Sonoridade


Referências bibliográficas:
LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2007.
CORREA, J.; MACLEAN, M. O desenvolvimento da consciência fonológica e o aprendizado da leitura e da escrita durante a alfabetização. In: LAMPRETCH, R. (org). Aquisição da Linguagem: estudos recentes no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. p.129-144.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione. 1989.

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