Antecipação na leitura (predição)

Autor: Carla Viana Coscarelli

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

Muitas operações acontecem na mente do leitor antes da leitura. Quando escolhe o texto para ler, o leitor já antecipa muita informação que nele espera encontrar, ou levanta questões que espera serem resolvidas pelo texto. O objetivo de leitura vai levar o leitor a levantar expectativas sobre o conteúdo do texto. Antecipar ou predizer o que vai ser lido costuma acontecer em muitos momentos da leitura e costuma tornar essa leitura mais eficiente ...

Verbetes associados: Compreensão leitora, Conhecimentos prévios na leitura, Fluência de leitura, Fonologia, Informação explícita no texto, Informação implícita no texto, Leitura , Levantamento de hipóteses de leitura, Morfologia, Semântica, Texto

Consciência fonológica

Autor: Thaïs Cristófaro Alves da Silva

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

Consciência fonológica e consciência fonêmica são termos relacionados ao conhecimento que os falantes têm da organização da sonoridade. Podemos dizer que a sonoridade da fala é expressa nas palavras que pronunciamos. Toda palavra é formada por sílabas, e as sílabas são formadas por sons. Uma pergunta importante para compreender os conceitos de consciência fonológica e consciênci ...

Verbetes associados: Consciência fonológica na alfabetização, Palavra, Sílaba, Sonoridade


Correspondência grafofonêmica

Autor: Thaïs Cristófaro Alves da Silva

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

Correspondência grafofonêmica ou correspondência grafofônica define as relações de correspondência entre letras (grafemas) e sons. Os sons ocorrem na modalidade oral da linguagem. As letras ocorrem na modalidade escrita da linguagem. Para decodificar o texto escrito em sons, devem ser utilizadas as correspondências grafofonêmicas ou grafofônicas. As correspondências letra-som podem ser de vários tipos. A ...

Verbetes associados: Grafema, Fonética, Fonologia, Sistema Fonológico

Decodificação

Autor: Carla Viana Coscarelli

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

A decodificação é o processo no qual o leitor transforma as retas e curvas que compõem as letras em sons oralizados ou numa imagem mental do som. Essa operação seria simples se cada letra fosse pronunciada sempre da mesma forma. No entanto, essa relação não biunívoca entre sons e letras torna a decodificação um processo complexo, no qual B + A, por exemplo, nem sempre é BA, pode ser BÃ. ...

Verbetes associados: Alfabetização, Consciência fonológica, Correspondência grafofonêmica, Leitor proficiente, Leitura , Realismo nominal , Sentido, significado e significação

Efeitos de sentido

Autor: Luiz Francisco Dias

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

Os estudos do discurso defendem a ideia segundo a qual o sentido não se constitui apenas pelo reconhecimento das palavras e dos enunciados de uma língua, pois ela não é um código a ser decifrado. Da mesma forma, o sentido não é determinado pelo locutor e nem pelo interlocutor, pois é necessário que as expressões linguísticas sejam associadas aos discursos, que são de natureza social e não individual. Da&ia ...

Verbetes associados: Competência discursiva, Discurso, Discurso institucional , Enunciação / enunciado, Interação verbal, Sentido, significado e significação, Situação comunicativa

Formação de palavras

Autor: Luiz Carlos de Assis Rocha

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

A língua portuguesa possui um determinado número de palavras que se encontram à disposição dos falantes, tanto na língua falada quanto na língua escrita. O número de palavras de uma língua é algo difícil de determinar, por dois motivos: muitas palavras deixam de ser usadas, tornando-se arcaísmos, e outras são criadas constantemente, surgindo os neologismos. O processo de criação de novos voc& ...

Verbetes associados: Gramática, Léxico, Língua, Morfologia, Palavra, Variação línguística

Habilidades linguísticas

Autor: Delaine Cafiero Bicalho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

Escutar, falar, ler e escrever são quatro habilidades básicas que nos permitem agir socialmente no uso da língua. Ou seja, essas são as habilidades linguísticas que as pessoas desenvolvem ao se relacionarem e comunicarem umas com as outras. Desde a mais tenra idade, as crianças desenvolvem habilidades de uso oral da língua; por isso, cabe à escola, principalmente, o desenvolvimento de habilidades de escuta e fala de gêner ...

Verbetes associados: Compreensão leitora, Fala, Gêneros do discurso, Gêneros e tipos textuais, Leitura , Oralidade, Reconto, Texto

Leitura

Autor: Delaine Cafiero Bicalho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

A leitura já foi considerada apenas como uma atividade mecânica de decodificar palavras, ou de extrair sentidos que supostamente estariam prontos no texto. Ao se pensar desse modo, a crença era a de que, para se tornar um leitor competente, bastava aprender a ler nos anos iniciais de escolaridade e depois o aluno já saberia ler qualquer texto. Hoje já se sabe que a leitura é uma atividade complexa, em que o leitor produz sentidos a p ...

Verbetes associados: Antecipação na leitura (predição), Compreensão leitora, Conhecimentos prévios na leitura, Decodificação, Inferência na leitura, Leitor proficiente, Levantamento de hipóteses de leitura, Práticas de leitura , Texto

Letramento digital

Autor: Ana Elisa Ribeiro, Carla Viana Coscarelli

Instituição: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG / Departamento de Linguagem e Tecnologia, Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

O conceito de letramento normalmente tem foco em textos impressos, já que os textos digitais são mais recentes do que a discussão sobre as práticas sociais de leitura e escrita. Letramento digital diz respeito às práticas sociais de leitura e produção de textos em ambientes digitais, isto é, ao uso de textos em ambientes propiciados pelo computador ou por dispositivos móveis, tais como celulares e tablets, em ...

Verbetes associados: Alfabetização, Leitura , Letramento, Multimodalidade, Práticas de leitura


Morfologia

Autor: Luiz Carlos de Assis Rocha

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

Morfologia é a parte da gramática que estuda a estrutura, a formação e a flexão das palavras. O estudo da estrutura compreende o reconhecimento e a descrição dos elementos constitutivos do vocábulo: raiz, radical, tema, vogal temática, prefixo, sufixo e desinência. O estudo da formação de palavras abrange os processos existentes na língua, de que se servem os falantes, para a criaç& ...

Verbetes associados: Formação de palavras, Gramática, Léxico, Língua, Palavra, Variação línguística

Referente

Autor: Luiz Francisco Dias

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

A relação entre as palavras e as coisas é um tema recorrente na filosofia e na linguística. Pergunta-se sempre como a linguagem identifica pessoas, objetos, fatos, conceitos no mundo real ou imaginário. Entre as respostas a essa pergunta, a mais frequente propõe que é o sentido das palavras (nomes ou expressões) que nos permite identificar, localizar, perceber entidades no mundo extralinguístico. O termo referência se ...

Verbetes associados: Discurso, Sentido, significado e significação, Situação comunicativa, Texto

Saliência textual

Autor: Delaine Cafiero Bicalho

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

No dicionário, saliência quer dizer “proeminência”, ou aquilo que se destaca, sobressai. “Textual” é um adjetivo usado para referir o que é relativo ao texto. Assim, o significado da expressão saliência textual pode ser entendido como “aquilo que se destaca ou sobressai no texto”.

Os textos são, em geral, marcados por elementos que se destacam, que se sobressaem, como título, subt&iac ...

Verbetes associados: Efeitos de sentido, Fluência de leitura, Gêneros e tipos textuais, Legibilidade em textos impressos para crianças, Leitura , Suportes da escrita

Sentido, significado e significação

Autor: Luiz Francisco Dias

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras

Sentido e significado são termos essenciais para dois campos dos estudos linguísticos: a semântica e a pragmática. Na realidade, tanto uma quanto a outra se definem como ciências que estudam a significação, isto é, o ato de significar. Em latim, significar era dar a entender por meio de sinais. As línguas são muito mais complexas do que aquilo que tratamos como sinais (sinais de trânsito, sinais ...

Verbetes associados: Coerência pragmática, Discurso, Enunciação / enunciado, Efeitos de sentido, Pragmática, Semântica, Situação comunicativa, Texto