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Paragrafação

Autor: Fernanda Pinheiro Barros,

Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Bahia,

A paragrafação, ação de criar parágrafos, é uma convenção da escrita, assim como a ortografia e a pontuação, por exemplo. Muitos podem se perguntar: se é uma convenção da escrita, por que pensar nisso na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização, etapas em que boa parte dos alunos ainda não domina o sistema de escrita? Porque é possível ensinar às crianças noções sobre a organização e o funcionamento do texto escrito mesmo antes de elas se apropriarem do sistema alfabético-ortográfico. Isso significa que é possível ensinar noções de paragrafação a esses pequenos aprendizes.

A noção mais corrente de parágrafo é que ele se constitui num afastamento da palavra inicial da frase da margem esquerda do papel. Mas não é só essa marca gráfica que define um parágrafo. O parágrafo se desenvolve em torno de uma ideia central e apresenta diferentes modos de organização, definidos em função do gênero textual e do objetivo de quem o escreveu (contrastar, enumerar, explicar, destacar relações de causa-consequência, etc.) .

É desejável que, ao introduzir o trabalho com a paragrafação no Ciclo de Alfabetização, escolha-se um parágrafo-padrão, recorrente em textos informativos, como os que circulam em publicações voltadas para o público infantil (cadernos especiais de jornais, revistas, livros paradidáticos). O critério utilizado aqui para definir parágrafo-padrão é a frequência com que um determinado tipo de parágrafo ocorre.

Na condução do trabalho, é importante ficar atento para que os alunos não construam o pressuposto de que se deve criar um novo parágrafo, quando se muda de assunto. Em um texto informativo, o assunto é o mesmo, o que não significa que o texto vai repetir uma mesma ideia em toda a sua extensão. Nesse ponto, pode-se concluir que a paragrafação está relacionada à progressão temática, que consiste em manter o assunto, mas variar o aspecto desse assunto que será abordado. Uma analogia pode ser a comparação com uma filmagem de uma festa de aniversário. A câmera aborda diferentes aspectos da festa – os convidados, a decoração, o aniversariante, o bolo –, tudo, porém, diz respeito à mesma festa. A filmagem de cada um desses aspectos corresponderia a um parágrafo, mas o assunto continua a ser a festa.

Atividades com o objetivo de mostrar às crianças como funciona a paragrafação podem ser propostas tanto na leitura (o professor é o leitor) como na escrita (o professor é o escriba). Na leitura, pode-se, por exemplo, ler um texto informativo sobre um animal ‘curioso’, extraído de revista ou site adequado aos pequenos aprendizes, e pedir a eles que indiquem o aspecto do assunto abordado em cada parágrafo. Outra possibilidade, durante a leitura, é dizer aos alunos que o autor do texto se esqueceu de colocar os parágrafos e pedir a eles que o ajudem a indicá-los. Para isso, basta retirar os recuos que assinalam, graficamente, os parágrafos. Se o trabalho é no Ciclo de Alfabetização, é possível dar informações sobre o conteúdo de cada parágrafo. Por exemplo: o 1º parágrafo explica por que o animal tem aquele nome, o 2º parágrafo descreve as características do animal, o 3º parágrafo fala sobre os hábitos do animal e sobre o lugar onde vive, o 4º parágrafo fala sobre o que pode ser feito para preservar esse animal. Na produção escrita, pode-se, por exemplo, indicar o assunto sobre o qual os alunos escreverão e delimitar o tópico que deve ser tratado em cada parágrafo. Os alunos ditam o texto e o professor registra no quadro. Depois, o texto deve passar por uma revisão para que os alunos avaliem se cada parágrafo assumiu como tópico o que foi delimitado.


Verbetes associados: Convenções da escrita, Produção de textos escritos, Progressão temática , Texto


Referências bibliográficas:
GARCIA, O. M. Comunicação e Prosa Moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1985.
ROCHA, G.; COSTA VAL, M. G. (orgs.). Reflexões sobre Práticas Escolares de Produção de Texto. Belo Horizonte: Autêntica/Ceale, 2003.

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