< ir para página inicial

Suportes da escrita

Autor: Martha Lourenço Vieira,

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Centro Pedagógico/ Escola de Educação Básica e Profissional,

Suporte ou portador é o meio físico ou virtual que serve de base para a materialização de um texto. Atualmente, existem vários tipos de suporte: jornal, revista, outdoor, embalagem, livro, software, blog etc. Enviar um e-mail ou postar uma carta no correio? Escrever um diário ou produzir um blog? Essas são perguntas cujas respostas envolvem, necessariamente, a escolha de um ou de outro tipo de suporte e de gênero textual. Isto porque texto e suporte são inseparáveis – não existe texto sem suporte. Este define a formatação, a composição e os modos de leitura de um dado gênero textual.  Assim, uma modificação no suporte material de um texto pode modificar o próprio gênero textual que nele se veicula.

O suporte tem relação direta com os propósitos comunicativos que se deseja alcançar. Tomemos como exemplo uma empresa que quisesse veicular uma campanha publicitária para um público maior e mais heterogêneo e decidisse utilizar, como suporte de seus anúncios publicitários, os vidros traseiros de ônibus ou sacos que embalam os pães nas padarias. Nesse caso, temos dois suportes que, a princípio, foram incidentais, ou seja, não foram criados para serem portadores de qualquer gênero textual, mas tornaram-se uma alternativa criativa para permitir a circulação de uma campanha por vários locais da cidade, possibilidade não oferecida por um outdoor, que permanece fixo em um mesmo local.

No processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, não basta, portanto, trabalhar diferentes gêneros textuais; é necessário explorar também os diversos suportes em que tais gêneros são veiculados. O texto a ser lido foi veiculado em um outdoor ou em uma revista voltada para o público adolescente? O leitor de um texto deve conhecer o suporte em que o texto foi veiculado e, com ele, o contexto em que aquele texto está inserido. Da mesma forma, o aluno, ao escrever um texto, deve ter em mente onde ele será veiculado. Isto porque o sentido não é intrínseco ao texto, sua relação com o contexto que o circunda e com o suporte em que é veiculado é determinante no processamento textual, quer na leitura, quer na produção.

A interação verbal só é possível por meio de algum gênero que se materializa em textos, que assumem formas variadas para atender a propósitos diversos, e essas formas e propósitos somente são acessíveis por meio dos suportes, pois neles é que estão gravadas e registradas (física ou virtualmente) as marcas dessa interação que se estabelece.


Verbetes associados: Condições de produção do texto, Gêneros e tipos textuais, Instrumentos de escrita, Interação verbal, Texto,


Referências bibliográficas:
CHRISTIN, A.-M. Da imagem à escrita. In: SÜSSEKIND, F.; DIAS, T. (Org.). A historiografia literária e as técnicas de escrita: do manuscrito ao hipertexto. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa/Vieira e Lent, 2004. p. 279-292.
FRAENKEL, B. Suporte de escritura. In: CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. (Org.). Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004. p. 461-462.
MARCUSCHI, L. A. A questão do suporte dos gêneros textuais. DLCV: Língua, Linguística e Literatura, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 9-40, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

< voltar