< ir para página inicial

Condições de produção do texto

Autor: Beth Marcuschi,

Instituição: Universidade Federal de Pernambuco-UFPE / Centro de Artes e Comunicação / Departamento de Letras / Centro de Estudos em Educação e Linguagem-CEEL,

Condições de produção são as características básicas do contexto interlocutivo acionadas pelos sujeitos, de forma consciente ou inconsciente, no decorrer do processo de elaboração do texto oral ou escrito. De forma geral, as condições às quais o produtor de textos precisa atender situam-se num determinado tempo, espaço e cultura, e estão, em primeira instância, relacionadas aos seguintes aspectos: conteúdo temático (assunto tratado no texto), interlocutor visado (sujeito a quem o texto se dirige e que pode ser conhecido ou presumido), objetivo a ser atingido (propósito que motiva a produção), gênero textual próprio da situação de comunicação (regras de jogo, conto, parlenda, debate, publicidade, tirinha etc.), suporte em que o texto vai ser veiculado (jornal mural, jornal da escola, rádio comunitária, revista em quadrinhos, panfleto etc.) e, até mesmo, ao tom a ser dispensado ao texto (formal, informal, engraçado, irônico, carinhoso etc.). É preciso destacar que estas condições não são rígidas. Ao contrário, elas costumam variar bastante nos contextos de produção.

Assim, se a perspectiva é discorrer sobre “a qualidade da água que chega às torneiras das casas”, por exemplo, o texto daí resultante poderá variar consideravelmente em função do público a que se destina (crianças, autoridades, professores, consumidores em geral, ativistas etc.), do propósito pretendido (denunciar, justificar, informar, elogiar, defender, propor etc.), do gênero textual em que a interação se situa (notícia, reportagem, propaganda, entrevista, unidade didática etc.), do veículo ou evento em que o texto será divulgado (televisão, redes sociais, mídias alternativas, jornal, revista, rádio, livro didático etc.), dentre outras possibilidades. Por sua vez, se o propósito da produção for o de “convidar os pais dos alunos para uma reunião na escola”, o leque de escolhas diminuirá de maneira considerável, ou, dito de outra forma, as condições de produção serão mais impositivas. Possivelmente, o convite será elaborado por escrito e informações como data, horário, local e razões do encontro não poderão faltar. Os leitores presumidos serão os responsáveis pelas crianças e o tom ficará bastante próximo ao formal/respeitoso.

No espaço pedagógico, é relevante, pois, considerar que as condições de produção de texto variam de maneira expressiva na sociedade. Por isso mesmo, em se tratando da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, é importante orientar os alunos de modo cuidadoso quanto aos aspectos distintos que devem ser levados em conta na escrita de um bilhete ou de uma fábula; no relato de uma brincadeira ou na contação de uma história, para citar apenas alguns exemplos. Um trabalho conduzido nesta perspectiva contribuirá muito para a formação de produtores de texto proficientes e capazes de atuar com eficácia nos mais diversos espaços sociais.

Verbetes associados: Esferas ou campos de atividade humana, Gêneros do discurso, Gêneros e tipos textuais, Situação comunicativa, Suportes da escrita, Texto, Produção de textos

Referências bibliográficas:
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
ROCHA, G.; COSTA VAL, M. G. (Orgs.). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito-autor. Belo Horizonte: Autêntica/ CEALE/ FAE/ UFMG, 2003.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org.: ROJO, R. e CORDEIRO, G. S. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.