Divulgado resultado do Proalfa

Cerca de 90% das crianças da rede estadual de Minas Gerais apresentam resultado positivo em Língua Portuguesa


     

Geral ‚ÄĘ Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013, 17:44:00

 

Neste m√™s, foi divulgado o resultado do Programa de Avalia√ß√£o da Alfabetiza√ß√£o (Proalfa) 2012, desenvolvido pelo Centro de Pol√≠ticas P√ļblicas e Avalia√ß√£o da Educa√ß√£o (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Governo de Minas Gerais. O programa avalia, anualmente, o n√≠vel de profici√™ncia em L√≠ngua Portuguesa dos alunos do 3¬ļ ano do Ciclo da Alfabetiza√ß√£o matriculados na rede estadual mineira. De acordo com o Governo do Estado, 87,3% das crian√ßas avaliadas est√£o em um n√≠vel recomend√°vel de alfabetiza√ß√£o, isto √©, de leitura, escrita, interpreta√ß√£o e s√≠ntese de textos.


Segundo o governador de Minas Gerais, Ant√īnio Anastasia, o resultado positivo do Proalfa pode ser explicado pela implanta√ß√£o do Programa de Interven√ß√£o Pedag√≥gica (PIP) nas escolas estaduais, iniciado em 2007. O PIP √© um programa de apoio pedag√≥gico para professores e alunos e consiste na visita constante de profissionais que integram as escolas da rede para garantir a qualidade de ensino. Para a professora da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG Sara Mour√£o Monteiro, o segredo do sucesso dos projetos de interven√ß√£o pedad√≥gica est√° no n√ļmero reduzido de crian√ßas que comp√Ķem as turmas de apoio paralelo: ‚ÄúEm turmas com menos alunos, o professor pode ficar mais pr√≥ximo da crian√ßa e monitorar melhor as atividades de alfabetiza√ß√£o. A melhoria no desempenho dos alunos que freq√ľentam essas aulas mostra que eles n√£o possuem dificuldades de aprendizagem, mas que apenas precisavam de aten√ß√£o especial para se concentrar nas atividades‚ÄĚ.


Para 2013 em diante, a Secretaria de Estado de Educa√ß√£o pretende melhorar a metodologia de avalia√ß√£o do Proalfa, inserindo uma nova categoria de desempenho: a de n√≠vel avan√ßado. At√© o momento, as categorias se resumiam em desempenhos baixo, intermedi√°rio e recomendado. Al√©m disso, o PIP ser√° estendido √† rede municipal, que apresentou menos crian√ßas no n√≠vel recomend√°vel de alfabetiza√ß√£o (73,6%), ‚Äúespecialmente √†quelas escolas municipais com menor nota no Ideb [√ćndice de Desenvolvimento da Educa√ß√£o B√°sica]‚ÄĚ, ressalta Anastasia. O objetivo das medidas √© motivar as escolas a buscar um patamar de excel√™ncia no ensino.