< ir para página inicial

Projeto de trabalho na alfabetização

Autor: Ceris Salete Ribas da Silva,

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Educação / Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita-CEALE,

O Projeto de trabalho é uma das possibilidades didáticas de organização do planejamento dos conteúdos curriculares. A opção por esse procedimento favorece o desenvolvimento de algumas habilidades cognitivas e linguísticas importantes, tais como o posicionamento crítico dos alunos diante de informações e a comunicação de resultados de investigações, em resposta a problemas ou questões pertinentes e desafiadoras, propostas no contexto escolar ou suscitadas em outros contextos.

No desenvolvimento de um projeto, cabe ao professor promover a participação de cada aluno, ou de grupos de alunos, organizados segundo suas experiências e habilidades – no caso da alfabetização, sobretudo, considerando as habilidades linguísticas desenvolvidas ou em desenvolvimento, as experiências com a cultura escrita e as diversas possibilidades de letramento. Assim, a chave do sucesso de um projeto está em sua base: propor questões desafiadoras que levem os alunos a criar a necessidade de saber mais e de vivenciar situações significativas de uso da língua escrita.

Na área da alfabetização, é possível o desenvolvimento de projetos que estimulem a produção de textos escritos e orais – como produtos das investigações realizadas em torno das questões orientadoras do planejamento. Estas são oportunidades significativas para que os alunos articulem, de maneira pessoal e compartilhada, o uso de diferentes fontes informativas e se posicionem de forma crítica diante do tema estudado. Todo projeto implica registro e pesquisa e, portanto, uso de textos para leitura e escrita; assim, nos projetos realizados em turmas, várias ações podem ser desenvolvidas: assegurar o contato dos alunos com determinado grupo de palavras, com foco na análise de sua estrutura e de seus componentes sonoros (fonemas e sílabas); explorar e ampliar seu vocabulário; criar maior proximidade do estudante com o campo semântico trabalhado e com informações adquiridas no contato com outras palavras. Pode-se, ainda, desenvolver nas classes de alfabetização projetos em torno de um gênero textual, como “Contos da Carochinha” ou “Correspondências”, entre outros.

O trabalho em turmas de alfabetização requer uma atenção especial para que os objetivos definidos em um projeto sejam alcançados por todos os alunos, o que significa que o professor deve ter como meta seus avanços na escrita e na leitura, independentemente do produto final previsto no projeto. O projeto ajuda alunos e professores a organizarem com clareza as situações de aprendizagem e o uso produtivo do tempo. Tais situações podem, ainda, oferecer bases para o planejamento sistemático de atividades e rotinas de trabalho voltadas para o ensino do sistema de escrita.

Verbetes associados: Alfabetização, Atividade didática, Cultura escrita, Gêneros e tipos textuais, Letramento, Práticas de leitura , Práticas e eventos de letramento , Produção de textos escritos, Produção de textos orais, Projetos de leitura e escrita literárias na alfabetização, Rotinas na alfabetização

Referências bibliográficas:
Hernández, F. Transgressão e mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.