< ir para página inicial

Projetos de leitura e escrita literárias na alfabetização

Autor: Flávia Helena Pontes Carneiro,

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Centro Pedagógico/Escola de Educação Básica e Profissional,

Projetos de leitura e escrita literárias na alfabetização podem ser considerados importantes estratégias de aproximação entre leitor e livros, com o objetivo de desenvolver o senso estético e o gosto pela leitura. Uma maior interação com os livros de literatura amplia o repertório de histórias das crianças, favorecendo um alargamento da sua visão de mundo e compreensão de suas vivências. Uma adequada escolarização da leitura literária no processo de alfabetização precisa levar em conta as características cognitivas, afetivas, sociais e culturais das crianças. Além disso, o trabalho com leitura e escrita literárias deve ser diversificado e articulado a outros projetos de leitura e escrita na escola. Os projetos exemplificados a seguir são algumas possibilidades de trabalho.

O Projeto Sacola de Leitura (ou Ciranda de Leitura) consiste na distribuição de sacolas de leitura por turma. Na sacola, as crianças levam para casa um livro de sua livre escolha da biblioteca de sala e uma folha de registro com um prazo estabelecido para devolução. Após a leitura, é feito o registro de algumas informações sobre o livro: título, autor e editora. Há também um espaço reservado para um comentário e/ou desenho, colagem ou pintura a partir do que foi suscitado pela leitura. Esse produto fica arquivado em um caderno das leituras da turma. A apresentação dos comentários e trabalhos pode ser feita aos colegas, preferencialmente pelos leitores das obras. Forma-se uma rede de compartilhamento das experiências estéticas e culturais e uma verdadeira divulgação dos livros. Um aspecto a ser destacado é a participação da família, considerada uma importante instituição na intermediação da criança com o livro.

O Projeto Literatura em Família consiste no trabalho com textos literários, predominantemente poemas selecionados pelo professor. A experiência estética é potencializada pelo ritmo e pela sonoridade, pela riqueza de imagens e pelos jogos criativos de linguagem. As palavras se tornam brinquedos que seduzem e encantam as crianças, que passam a conhecer poemas que tratam dos mais variados temas, personagens e emoções. No processo de construção de sentidos, as crianças se tornam verdadeiros “detetives” das palavras, buscando pistas e construindo significados indicados, com engenho e arte, nas ideias condensadas e nas imagens sugeridas nos poemas. Após a leitura na escola, as crianças compartilham com a família sua leitura, no final de semana, levando para casa uma folha com a cópia do texto. A recitação dos poemas pode ser feita numa atividade chamada Arquivo Poético. Após compartilhar com as famílias, as crianças que quiserem são convidadas a recitar o poema, da maneira que desejarem: individualmente ou em grupos. Outra possibilidade é convidar as crianças a brincarem com as palavras e criarem seus próprios versos, oralmente e por escrito.

Verbetes associados: Círculo de leitura, Letramento Literário, Mediação literária na Educação Infantil, Mediadores de leitura , Práticas e eventos de letramento , Produção de textos escritos, Produção de textos orais, Projeto de trabalho na alfabetização, Roda de leitura

Referências bibliográficas:
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2006.
EVANGELISTA, A. A. M.; BRANDÃO, H. M. B.; VERSIANI, M. Z. M. (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.