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Sílaba canônica

Autor: Raquel Márcia Fontes Martins,

Instituição: Universidade Federal de Lavras-UFLA / Departamento de Ciências Humanas-DCH / Curso de Letras,

Sílaba canônica é a sílaba constituída por uma consoante (C) e por uma vogal (V) - nesta ordem. Ela é também conhecida como sílaba CV e ocorre, por exemplo, nas duas sílabas da palavra mato (ma-to).

Estudos apontam a sílaba CV como sendo a mais frequente de todas as estruturas silábicas da língua portuguesa, razão pela qual ela recebe o nome de canônica. Além da sílaba CV, vale notar que a língua portuguesa apresenta outras estruturas ou padrões silábicos não canônicos, tais como: V (a-bacate), VC (es-ca-da), CVC (por-ta), CCV (pro-va) .

Observa-se, no processo de alfabetização, que os aprendizes apresentam maior facilidade para aprender a sílaba CV, a qual tende a ser aprendida primeiro do que os outros padrões silábicos. Isso aponta para o fato de poder ser interessante ter a sílaba CV como foco inicial no ensino da língua escrita.

A apreensão da sílaba CV por alfabetizandos é tão significativa, especialmente em momentos mais iniciais da aquisição da escrita, que é comum que alguns grafem essa estrutura silábica no lugar de outras não canônicas. Isso é o que ocorre em palavras como cravo (cavo), carta (cata) e estava (setava), em que as sílabas CCV (cra), CVC (car) e VC (es) são grafadas, respectivamente, como sílabas CV (ca, ca e se).

Na alfabetização, o desenvolvimento da consciência fonológica e, especificamente, da consciência silábica, deve envolver o trabalho com sílaba canônica CV e também com sílabas não canônicas em diferentes posições na palavra (no início, no meio ou no final). O confronto entre palavras que apresentam sílabas canônicas e não canônicas, compostas por fonemas semelhantes (por exemplo, pato, prato, parto), pode ser interessante para o aprendiz perceber que tais sílabas são diferentes, de modo que devem ser escritas de modo diferente, especialmente porque veiculam significados distintos.


Verbetes associados: Consciência fonológica, Consciência fonológica na alfabetização, Consoantes, Estrutura Silábica, Fonética, Fonologia, Sílaba, Palavra canônica, Vogais


Referências bibliográficas:
CRISTÓFARO-SILVA, T. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudo e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2009.
OLIVEIRA, M. A. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. Belo Horizonte: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – Ceale/ FaE/ UFMG, 2005. Coleção Alfabetização e Letramento (Caderno do Formador).
OLIVEIRA, M.A. Trabalhando com a sílaba no ensino da escrita. Revista Educação (Especial Guia da Alfabetização). São Paulo: Segmento, 2010.

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