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Sistema Fonológico

Autor: Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães,

Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto UFOP,

Sistema fonológico é o conjunto de fonemas de uma determinada língua. Os fonemas são sons que têm uma função específica na língua: a distinção de significado. De todos os sons que existem no português, alguns são considerados fonemas, porque diferenciam o significado das palavras. Seria o caso, por exemplo, dos sons /t/ e /d/, que diferenciam, entre outras, as palavras tato e dado.  Há sons, no entanto, que não servem para diferenciar o significado e, por isso, não fazem parte do sistema fonológico. Seria o caso dos sons ‘tch’, como em tipo e ‘dj’ como em dica (o som chiado do /t/ e /d/ que ocorrem antes de /i/, em alguns dialetos do português do Brasil). A pronúncia de tipo com ‘tchi’  ou ‘ti’ não provoca mudança de significado. Portanto, não são considerados fonemas e sim alofones e, por isso, não fazem parte do sistema fonológico. Diferentemente, o sistema sonoro contempla todos os sons do português, sirvam ou não para diferenciar o significado.

Em geral, afirma-se que o sistema fonológico do português tem dezeove fonemas consonantais e sete fonemas vocálicos. Segundo Cristófaro-Silva, o sistema sonoro é mais amplo, possui trinta e uma consoantes e quinze vogais, além das vogais nasais e ditongos. O sistema fonológico relaciona-se à fonologia;  o sistema sonoro relaciona-se à fonética. Ambos desempenham papel fundamental na alfabetização. Quando o aprendiz está adquirindo o sistema de escrita, estabelece uma relação, por vezes direta, com os sons. Em outros termos, muitas vezes, a criança tenta estabelecer um valor sonoro regular para as letras, baseando-se na sua percepção, no nome da letra e no conhecimento que tem da língua oral. Com uma percepção fonética acurada, as crianças utilizam esse conhecimento fonológico para escrever.

O alfabeto do português é um sistema fonográfico, ou seja, parte da representação dos sons. Entretanto, a relação entre o sistema sonoro e o alfabeto não é direta. Isto é, na representação escrita, são poucos casos em que há uma relação biunívoca (de um para um) entre letras e sons, embora, em alguns momentos, o usuário da escrita crie expectativas quanto a essa regularidade. Portanto, o conhecimento do sistema fonológico e sua relação com a escrita torna-se essencial para que o professor compreenda as hipóteses dos seus alunos na construção da leitura e da escrita.


Verbetes associados: Fone, Fonema, Fonética, Fonologia, Ortografia, Convenções ortográficas, Sistemas de escrita


Referências bibliográficas:
CAGLIARI, L. C. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
CRISTÓFARO-SILVA, T. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2002.
CRISTÓFARO-SILVA, T. Dicionário de fonética e fonologia. São Paulo: Contexto, 2012
OLIVEIRA, M. A. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita. Belo. Horizonte: Ceale/Fae/UFMG, 2005

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