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Antecipação na leitura (predição)

Autor: Carla Viana Coscarelli,

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG / Faculdade de Letras,

Muitas operações acontecem na mente do leitor antes da leitura. Quando escolhe o texto para ler, o leitor já antecipa muita informação que nele espera encontrar, ou levanta questões que espera serem resolvidas pelo texto. O objetivo de leitura vai levar o leitor a levantar expectativas sobre o conteúdo do texto.

Antecipar ou predizer o que vai ser lido costuma acontecer em muitos momentos da leitura e costuma tornar essa leitura mais eficiente. Durante o reconhecimento de palavras, por exemplo, muitas informações são ativadas na mente do leitor e elas contribuem para o reconhecimento de palavras e expressões, sem que ele tenha de processar letra por letra. A estrutura sintática e a rede semântica que estão sendo construídas ao longo da leitura oferecem muitos dados para o reconhecimento da palavra e para a construção de sentidos para ela.

Como a língua segue padrões e obedece a muitas regras, é possível ao leitor fazer previsões de vários tipos na leitura, previsões sobre a estrutura fonológica da palavra, sobre aspectos morfológicos, sobre a estrutura sintática da frase ou de partes dela e sobre vários aspectos semânticos envolvidos na construção do sentido do texto.

A antecipação é uma operação muito importante, uma vez que ajuda a evitar a sobrecarga de informações a serem processadas durante a leitura. Prever, ou seja, ativar previamente informações que podem ser úteis, é uma estratégia adotada pelo cérebro para otimizar seus recursos, evitando sobrecarregar a memória e os mecanismos de processamento de informação.

Uma forma conhecida de antecipação é chamada de efeito “priming”. Este acontece quando um sentido construído anteriormente dentro de um espaço de tempo relativamente curto interfere na construção de um sentido construído posteriormente. Um exemplo seria o que acontece quando lemos sobre dinheiro no texto e depois lemos a palavra “banco”. O sentido para a palavra “banco” vai ser influenciado pela palavra “dinheiro”, fazendo com que o sentido mais ativo dessa palavra seja “instituição financeira” e não “lugar para se assentar”.

As antecipações precisam ser confirmadas pelo texto, mas pode acontecer de o leitor confiar muito no sentido que antecipou e se esquecer de conferir se o texto confirma suas previsões, o que pode acarretar um erro de leitura. Sendo assim, pode ser de grande proveito, na alfabetização, o professor alertar os alunos para essa questão e ajudá-los a monitorar a construção de sentido, a fim de evitar que façam leituras não autorizadas dos textos.

Como a antecipação é uma operação importante para a leitura, a ativação de conhecimentos prévios e a estrutura do texto podem facilitar a compreensão dele pelos alunos. Assim, o levantamento de informações e/ou hipóteses antes da leitura constitui uma estratégia a ser usada pelo professor nas atividades de compreensão de textos.


Verbetes associados: Compreensão leitora, Conhecimentos prévios na leitura, Fluência de leitura, Fonologia, Informação explícita no texto, Informação implícita no texto, Leitura , Levantamento de hipóteses de leitura, Morfologia, Semântica, Texto


Referências bibliográficas:
BUSNELLO, R. H. D. Efeito de priming subliminar no acesso ao léxico. Dissertação (Mestrado em Psicologia). PUC-RS, Porto Alegre: 2007.
KLEIMAN, A. B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2008.
SALLES, J. F. ; Jou, G. I. ; Stein, L. M. O paradigma de priming semântico na investigação do processamento de leitura de palavras. Interação em Psicologia, v. 11, n.1, p. 71-80, 2007.

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